Familiares de reeducandos protestam no Centro e pedem retorno de visitas ao Sistema Prisional

Publicado em 19/08/2020, às 13h15
Foto: Reprodução -

Redação TNH1

Familiares de reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas realizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (19), em frente à sede da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL), no bairro do Farol, parte alta de Maceió. Após conversarem com representantes da pasta, eles seguiram em passeata até o Palácio do Governo, no Centro de Maceió. 

LEIA TAMBÉM

Eles cobram o retorno de visitas e entregas de alimentos aos reeducandos, que estão vetados desde o início da pandemia da Covid-19. A Seris havia confirmado nesse fim de semana que a volta da entrega dos alimentos aos detentos aconteceria a partir dessa segunda e iria até o dia 21. Porém, os policiais penais que atuam no sistema impediram a ação em protesto.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Alagoas (Sindapen-AL), o recebimento de feiras e liberação de visitas - esta última marcada para o início de setembro - não vão acontecer pois o Estado havia anunciado de "forma precipitada" o calendário para a retomada. Para o sindicato, a medida compromete a segurança do Sistema Prisional e coloca em risco a vida dos funcionários, dos presos e dos familiares, por causa da pandemia do coronavírus. O Sindapen também destacou que a solução também depende do cumprimento de uma pauta acordada entre a categoria e o Estado, para o aumento de efetivo por meio de concurso público, e condições melhores de trabalho.

A Seris emitiu nota (clique aqui para ler na íntegra) após a reunião com o Sindapen e a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) nesta tarde.  Em contato com o TNH1, a assessoria de comunicação da Seris confirmou que houve uma nova reunião com os familiares dos reecudandos nesta manhã, mas explicou que não houve avanço em relação às negociações. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês