Familiares que decidem frequentar a academia juntos reforçam os laços de amizade

Publicado em 05/11/2018, às 19h35
Mãe e filho | Ronny Santos/Folhapress -

Folhapress

O início de uma rotina de alimentação saudável e, principalmente, de uma programação voltada às atividades físicas não é uma tarefa simples. É comum bater aquela preguiça, surgir a vontade de desistir ou mesmo de nem dar o primeiro passo. Uma boa saída para isso é combinar de encarar a missão ao lado de um familiar: seja ele mais velho, mais novo ou com idade próxima à sua. Após ajustados os horários de treino com a agenda de cada um, ter um companheiro na hora de caminhar, se alongar ou frequentar uma academia ajuda e muito a motivar o hábito da malhação.

LEIA TAMBÉM

Este é o caso da professora Ana Lúcia Jens Athanasio, 53 anos, hoje uma adepta convicta da prática de exercícios, que leva o filho, o estudante de psicologia Pietro, 18 anos, para o mesmo caminho. "Adoro treinar e, desta forma, acho que acabei incentivando meu filho, que agora vai para a academia comigo." Ela revela também que ambos tomam suplementação, mas sob orientação de um especialista. "Passamos por uma avaliação com um nutricionista, que adaptou as doses e os horários de acordo com as nossas necessidades", diz ela.

Ana Lúcia treina firme desde 2010. Porém, os primeiros passos no trabalho muscular não começaram por vontade própria: foram justamente uma indicação médica. Ela, na época, rompeu os ligamentos do joelho. Para não precisar operar, o planejamento da equipe médica foi o de fortalecer sua musculatura. Oito anos depois, ela e Pietro comentam os benefícios da rotina de malhação. "Meus exames de rotina melhoraram muito, com glicemia mais baixa, e colesterol e vitamina D dentro do esperado. Perdi peso e já aumentei bastante a massa magra.

O Pietro também teve ótimos resultados." E diz testemunhar outros casos de familiares que se incentivam na prática esportiva -o que, de acordo com especialistas, ainda favorece os laços de amizade. O cantor de sucesso Lucas Lucco, 27 anos, e sua mãe, Karina, 43 anos, são outro bom exemplo. A parceria deles na malhação serve de inspiração para uma legião fãs que os seguem no Instagram. Que tal convidar alguém?

"Treinar faz parte da minha rotina. É um estilo de vida. Falo que é o meu momento sem estresse. Quero qualidade de vida. Meu filho também já incorporou
Ana Lúcia Athanasio, 53 anos, professora

*

Dieta balanceada é fundamental

Seja adulto ou idoso, seguir uma dieta balanceada e rica em fibras e vitaminas é a melhor prática a ser adotada na busca por ter mais saúde. De nada adianta treinar todos os dias se não houver um esforço para colocar no organismo as substâncias necessárias para que o corpo faça o papel de substituir o que é gordura por massa magra. Segundo Douglas Nunes, fisiculturista e nutricionista especializado em emagrecimento e hipertrofia, uma das refeições mais importantes é a pós treino. "É preciso consumir proteína após os exercícios para que haja produção de hormônio, o que ajuda no emagrecimento e no ganho de massa", explica. Especialistas também orientam tomar bastante água e a evitar produtos industrializados. (LVo)

*

Suplemento requer atenção

A suplementação é indicada para pessoas que querem emagrecer e ganhar massa muscular, desde que haja orientação de um profissional capacitado. Porém, muita gente ainda não sabe como funciona o mais famoso dos suplementos: o WheyProtein. Há muitos mitos e verdades sobre o seu uso. De acordo com Juliana Santos Brant, nutricionista clínica e esportiva, é mito, por exemplo, afirmar que o Whey só serve para ganhar músculo. "O seu uso também fortalece o sistema imunológico." Ela completa outras informações equivocadas, como as de que seu uso engorda ou faz o cabelo cair. "O Whey é feito a partir da proteína do soro do leite de vaca e não tem em sua composição substância química que possa fazer mal." O profissional de educação física Thiago Brumatti está acostumado a ver pessoas definirem os suplementos como "fórmula mágica" para hipertrofia, isto é, para o ganho de massa magra. "Essa mágica não acontece. O WheyProtein, apesar de ser um importante aliado, não é capaz de proporcionar grandes resultados se consumido sem a adequação da dieta como um todo." (LVo)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados