Farmácias preveem nova escalada em testes positivos de Covid-19

Publicado em 01/02/2023, às 14h03
Arquivo -

Joana Cunha/Folhapress

As grandes redes de drogarias preveem uma nova escalada no registro de casos positivos em testes de Covid em janeiro, segundo a Abrafarma (que reúne as maiores farmácias do país).

LEIA TAMBÉM

O novo levantamento com os dados mais recentes, de dezembro, aponta alta acima de 70% na comparação com novembro. Foram mais de 150 mil casos detectados pelas farmácias no último mês de 2022. O número é 19 vezes o resultado de outubro, segundo a Abrafarma.

A incidência de positivos no total de testes de farmácia subiu do patamar de 13% em outubro para quase 35% em dezembro, portanto, acima da média histórica. Desde que o serviço começou a ser oferecido pelo varejo farmacêutico, em abril de 2020, foram mais de 20 milhões de testes, sendo aproximadamente 24% positivos.

"O contingente de atendimentos teve alta 60% [em dezembro], bem abaixo dos 72% de incremento nos casos, o que representa um sério sinal de alerta para a resiliência da doença. O estoque das lojas segue elevado para absorver essa demanda", diz Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, em nota.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

ANS inclui cirurgia robótica para câncer de próstata na cobertura obrigatória dos planos de saúde Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório