FBI identifica hacker responsável pelos vazamentos da HBO

Publicado em 21/11/2017, às 22h41

Redação

Este ano, alguém hackeou os servidores da HBO e roubou cerca de 1,5 terabyte de arquivos, que foram parcialmente vazados. Isso inclui e-mails enviados por um alto executivo; episódios inéditos de algumas séries; e até scripts de Game of Thrones.

LEIA TAMBÉM

O FBI diz ter descoberto o responsável: trata-se de Behzad Mesri, também conhecido como “Skote Vahshat”, um hacker altamente qualificado que trabalhou para o exército do Irã.

Segundo o Departamento de Justiça americano, Mesri obteve credenciais de vários funcionários da HBO que tinham acesso remoto aos servidores da rede. A partir daí, ele pôde baixar vídeos, scripts e informações pessoais.

Em 23 de julho, o hacker enviou um e-mail para a HBO com os dizeres: “Olá para todos os perdedores! Sim, é verdade! A HBO foi hackeada! … Cuidado com o ataque cardíaco!!!” Na mensagem, ele exigia US$ 5,5 milhões em bitcoin para não vazar os dados.

Três dias depois, Mesri aumentou o valor do resgate para US$ 6 milhões. O Departamento de Justiça o acusa de acesso a computadores sem autorização, fraude eletrônica, fraude informática, roubo de identidade e extorsão. Ele não foi preso e não está nos EUA.

Em agosto, a empresa de distribuição Star India acidentalmente colocou no próprio site um link direto para um episódio de Game of Thrones. Quatro pessoas foram presas após o vazamento (que não está ligado ao caso de Mesri). Algumas semanas depois, subsidiárias da própria HBO publicaram acidentalmente um episódio de Game of Thrones.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto