Fenômeno ‘não é incomum’ para sismo dessa magnitude, diz USP

Publicado em 02/04/2018, às 14h49

Redação


LEIA TAMBÉM

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou em nota publicada nesta segunda-feira que um abalo sísmico foi sentido em diversas cidades da região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e também em algumas da região Sul.

De acordo com o texto, o sismo de 6.8 na escala Richter foi registrado às 10h40 (Brasília) a 555 quilômetros de profundidade na Bolívia. Segundo a nota, trata-se de um terremoto de “magnitude intermediária” e seu reflexo “não é incomum”.

“Esse fenômeno não é incomum para sismos com essas magnitudes. Grande parte das pessoas em andares mais altos de prédios puderam sentir a vibração das ondas emitidas por este tremor que ocorreu a mais de 1500 km de distância”, diz o texto.

Segundo o Centro de Sismologia, “dezenas de pessoas” relataram tremor de terra nas plataformas da universidade.

O Centro de Sismologia é formado pela união do Laboratório de Sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e de parte do grupo de Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia do Instituto de Energia e Ambiente. Ele monitora a atividade sísmica de todo o Brasil com localização de epicentros e determinação de magnitudes em tempo real, utilizando os dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) para emissão de alertas e boletins para esclarecimento da população e para pesquisas científicas. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer