Ferramenta que identifica fake news no Facebook é alimentada pela Wikipédia

Publicado em 04/04/2018, às 16h37

Redação


LEIA TAMBÉM

Desde o ano passado, o Facebook vem trabalhando em uma ferramenta para impedir o compartilhamento de notícias falsas na rede social. Segundo informações do Digital Trends, o recurso foi lançado esta semana nos Estados Unidos e usa informações da Wikipédia para checagem de fatos.

O “About This Article”, ou “Sobre o artigo” em tradução livre, mostra um pop-up com detalhes sobre a origem das informações e, caso tenha algum dado confirmado em textos da Wikipédia, a plataforma irá informar. Por outro lado, se a publicação não contar com dados publicados na enciclopédia online, o Facebook indicará que as informações não estão disponíveis.

Dependendo das informações disponíveis, esses detalhes são seguidos por artigos relacionados, estatísticas de compartilhamento e até mesmo um mapa de onde o artigo foi compartilhado. 

O Facebook também está testando um recurso adicional que também analisa o autor – selecionando mais textos publicados pela pessoa. No entanto, a ferramenta só funciona com publicações usando as tags de autor do Facebook e, por enquanto, está em fase de testes.

Além do Facebook, o YouTube também está usando a Wikipédia para fornecer mais detalhes sobre uma fonte. A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, afirma que o recurso foi desenvolvido para ajudar os usuários a determinar quais vídeos são confiáveis.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades