Festival de Quadrilhas Juninas começa nesta segunda-feira (16), em Maceió

Publicado em 16/06/2025, às 09h15
- Itawi Albuquerque

Secom Maceió

A cidade de Maceió se enche de cores, passos marcados e muita emoção com a chegada do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, que tem início nesta segunda-feira (16) e segue até a próxima quinta (20). O evento é realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (LIQAL), e acontece no Estacionamento do Mercado do 31, no bairro histórico do Jaraguá, sempre a partir das 18h.

LEIA TAMBÉM

Durante cinco noites, o São João Raiz ganha ainda mais brilho com a energia contagiante dos grupos de quadrilha junina. A abertura será com as apresentações das juninas Pé de Serra, Show Nornestino e Chapéu de Louro, embalando o público no clima. Já na terça-feira, a festa ficará por conta dos grupos Forró Baião, Dona Zabumba, Sanfona do Rei, Rosa dos Ventos, Olhos da Luz e Luar do Sertão.

A festa segue com força total na quarta-feira, dia 18, com os grupos Flor de Chita, Girassol, Santa Fé, Flor do Nordeste, Amanhecer no Sertão e Império Junino. Na quinta-feira, 19, será a vez de Tia Graça, Dona Lica, Lula do Baião, Gonzagão, Canarraiá, Brilho Lunar e Xodó e Xamego. O encerramento, marcado para o dia 20, promete uma noite inesquecível com as quadrilhas Vixe Menina, Tradição Junina, Flor de Mandacaru, Dona Dadá, Estrela do Mac, Luar do Campo, A Fazendinha e Dona Maria.

Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, o festival é uma celebração da identidade popular de Maceió.

“As quadrilhas juninas são a alma do nosso São João. Elas representam o amor pela cultura, a dedicação de comunidades inteiras e o orgulho do que somos. Apoiar esse movimento é fortalecer a memória afetiva do povo maceioense e garantir que essa arte siga viva por muitas gerações.”

O Festival de Quadrilhas faz parte da programação oficial do São João Massayó, que tem movimentado a cidade com uma mistura vibrante de tradição, arte e pertencimento. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Edital Cultura em Movimento abre inscrições para grupos de Cultura Popular e Afro-Brasileira Após programação em União, Vamos Subir a Serra chega a Maceió com shows e atrações culturais na Orla de Pajuçara Memória preservada: estudo sobre a arquitetura da Ilha do Ferro chega às mãos dos moradores Atriz alagoana Aline Marta Maia é a homenageada da 16ª Mostra Sururu de Cinema