Festival reúne manifestações culturais e saberes tradicionais

Publicado em 28/08/2025, às 14h53
-

Assessoria

A riqueza da cultura produzida na periferia e nos quilombos poderá ser vista amanhã (29) e sábado (30), durante o Festival Cultural Periférico Serras Quilombolas, que acontece em Chã Preta e Viçosa, O evento que está sendo promovido pelo Instituto Pedro Teixeira, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, em parceira com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Estado de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a presidente do Instituto Pedro Teixeira, Josineide Bezerra, o festival visa preservar a memória e a cultura nas periferias e nos quilombos, valorizando as manifestações culturais e saberes tradicionais das comunidades. E,conscientizando as novas gerações sobre a importância de preservarem a cultura ancestral. Além de Chã Preta e Viçosa, participam também, grupos do Quilombo Muquém (União dos Palmares) e de Santana do Mundáu.

O coordenador do projeto Turismo Afro, turismólogo, Roberto Monteiro, estará participando do festival, falando sobre a importância de atividades, que visem unir cultura e turismo. “ Esse é um momento para apresentar para comunidade e os visitantes, a rica cultura alagoana e divulgar os atrativos turísticos desses municípios”, destacou.

No primeiro dia, o evento acontecerá em Chã Preta, berço do folclorista falecido, Pedro Teixeira, uma referência na cultura alagoana. A partir das 9 horas, quem for prestigiar o festival terá uma série de atrações entre elas, o lançamento de um livro em forma de cordel sobre o projeto cultural, de autoria do cordelista chã-pretense, Genis Santos, integrante da Academia de Cultura de Cajueiro, município em que reside atualmente.

As atrações prosseguem até o final da manhã, com exposição de artesanato afro-quilombola das comunidades Sabalangá, de Chã Preta) e Muquém, de União dos Palmares. E, no Espaço de Eventos da Escola Amélia Vasconcelos estará se apesentando, a banda Afro de Viçosa, o Quilombo, do grupo Flor da Serra, Maracatu Negras da Costa, o Coco de Roda e grupos de danças da escola Municipal Pequeno Príncipe, de Santana do Mundaú. E, encerrando a programação do dia, está previsto um desfile pelas principais ruas do município.

O encerramento do Festival Periférico Serras Quilombolas, acontecerá em Viçosa, município conhecido por diversas manifestações culturais. E, quem for prestigiar não irá se decepcionar, conforme destacou a presidente do Instituto Pedro Teixeira, Josineide Bezerra. A partir das 16 horas, haverá apresentações da dança Farinhada, maracatu, coco de roda, maracatu, apresentações de cartazes e textos produzidos pelos estudantes de integrantes da comunidade dos quatro municípios, que participam do projeto.

De acordo com Josineide Bezerra, o projeto não se encerra com o festival, em setembro terá continuidade em Santana do Mundaú e a culminância acontecerá em Maceió, em data que será definida.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Show de bonecos dos irmãos Maria Clara e JP chega à Maceió Porcos de Pelúcia lança álbum ao vivo gravado no Teatro de Arena, em Maceió Cantora Flora se apresenta no Theatro Homerinho no próximo sábado (24) com show inédito Verão Massayó: veja os horários dos shows de sábado (17) e domingo (18)