Fevereiro mais quente da história? Previsão aponta que alerta é falso

Publicado em 04/02/2019, às 08h24
-

Com informações do CPTEC

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu um comunicado no fim de semana em que alerta para a falsa informação que vem sendo divulgada na internet de que o mês de fevereiro será o mais quente da história do Brasil.

LEIA TAMBÉM

O CPTEC, que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, esclarece que não há previsão que concorde com essa informação, nem base de dados que corrobore com a previsão de mais calor. "Lembrando que as previsões climáticas são elaboradas em termos de médios para o trimestre alvo, o que não descarta a ocorrência de dias isolados com a ocorrência de temperaturas máximas extremas", diz o comunicado.

A falsa notícia cita também que não haverá a ocorrência de chuva no mês de fevereiro. No entanto, a previsão climática oficial realizada pelo CPTEC/INPE, em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, para o trimestre Fevereiro-Março-Abril indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da faixa normal para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Região Norte do Piauí e Acre.

No Sul do Rio Grande do Sul, Pará, Norte e Leste do Amazonas, Roraima e Tocantins, a categoria prevista mais provável é de acumulados de chuva abaixo da faixa normal. Em relação à temperatura, as previsões indicam maior probabilidade de ocorrência de valores acima da categoria normal em todo país, com algumas exceções para a região Norte do Nordeste, onde a temperatura deve ficar dentro da faixa normal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Padre Júlio Lancellotti deixa de transmitir missas ao vivo e de postar nas redes após ordem da Arquidiocese de SP Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer Segundas vias de certidões civis podem ser emitidas on-line; saiba como Saiba mais sobre o 1º lançamento comercial de foguete no Brasil