Fila para cadastro em apartamentos populares termina com tumulto na Secretaria de Habitação de Maceió

Publicado em 08/09/2021, às 10h09
Populares se aglomeram para tentar inscrição na Secretaria de Habitação de Maceió | Foto: Cortesia ao TNH1 -

Eberth Lins

Moradora do bairro Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, Marineuza Faustino da Silva, se viu parte de uma confusão ao tentar fazer a inscrição para os apartamentos populares da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (08). Assim como Marineuza, dezenas de pessoas se aglomeraram em frente à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), no Centro, prédio que abriga também o setor de Habitação, para tentar uma inscrição no programa habitacional.

LEIA TAMBÉM

"Já estive aqui outras vezes e sei que estão fazendo novas inscrições há pelo menos duas semanas. Hoje, diante da quantidade de pessoas, eles disseram que estão suspensas. Minha pergunta é: suspensas desde quando, se sei que todos esses dias foram feitos novos cadastros? Sei que a inscrição é um direito meu enquanto cidadã e não pode ser 'feita por cara, nem por debaixo dos panos'", argumentou a mulher que diz cumprir todos os requisitos para integrar o programa de habitação, a exemplo da baixa renda e Número de Identificação Social (NIS).

A fila de populares para tentar inscrição no setor de Habitação se estendeu por quase todo o quarteirão (Foto: Cortesia ao TNH1)
A fila de populares para tentar inscrição no setor de Habitação se estendeu por quase todo o quarteirão (Foto: Cortesia ao TNH1)

A fila de populares para tentar inscrição no setor de Habitação se estendeu por quase todo o quarteirão, até as proximidades da Estação Central, e o trânsito na região também ficou lento. Para conter o tumulto, guardas municipais foram acionados. O TNH1 entrou em contato com a Secretaria Adjunta de Habitação Popular e foi informado que novas inscrições estão suspensas, exceto para moradores de áreas de risco encaminhadas pela Defesa Civil e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Adjunta de Habitação Popular informa que os cadastros habitacionais estão temporariamente suspensos devido à pandemia da Covid-19. Continuam sendo atendidas pessoas das áreas de risco e em situação de vulnerabilidade encaminhadas pela Defesa Civil de Maceió e Assistência Social de Maceió, com dia e horários marcados. A medida em que houver flexibilização no decreto de combate à Covid-19, a Prefeitura de Maceió informará a retomada as inscrições. Quando isso ocorrer, o interessado deve procurar a sede da secretaria, localizada na rua do Imperador, no Centro de Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança