Filé do Quintal: preciosidade

Publicado em 22/04/2015, às 12h09

Redação

Maravilha: filet mignon com redução de caldo de cana no restaurante No Quintal

No cardápio, está escrito “Filet mignon com redução de caldo de cana”. Num primeiro momento, pensei: “deve ser doce além da conta”. Mas meu colega jornalista André Cesar, muito curioso, gostou da descrição e escolheu esse como prato principal. Quando o filé alto, coroado com ramo de alecrim e envolto em caldo vermelho, deu o ar da graça, era tentador, de comer com os olhos, exatamente como a foto acima.

LEIA TAMBÉM

O sabor da carne no molho de caldo de cana misturado no vinho tinto não era doce, mas intenso ao paladar: conquistou o céu da boca. O filé alto ao ponto, suculento e macio, é para devorar sozinho de tão bom, mas vem com arroz de castanha e crocante de queijo de coalho. Esta obra-prima da culinária brasileira é do restaurante No Quintal, na cidade de São Miguel dos Milagres (Litoral Norte de Alagoas).

Carne de sol, fabricação do próprio chef Lucas, nota 10

No Quintal é um sonho do casal Lucas Nogueira e Renata Amorim. Eles moravam em São Paulo, foram seduzidos pelo mar e pela paz de São Miguel dos Milagres e há quatro anos têm o charmoso restaurante. O jardim com horta orgânica abastece as panelas do chef Lucas, que prefere não rotular a sua cozinha, e não precisa: o rapaz tem talento. O que ele mais gosta de fazer são as carnes, tanto que a de sol, além da bela apresentação, é de comer rezando.

Ela é feita pelo próprio chef Lucas, que usa a técnica de cura por 24 horas. O resultado é ótimo: carne de contrafilé com uma camadinha de gordura; é macia, suculenta e o sal é na medida certa. Para escoltar o manjar nordestino, tem arroz com jerimum, feijão-de-corda com ervas (perfeito!), emaranhado de fios crocantes de couve e o molho de manteiga de garrafa finalizando o sabor. Maravilha!

No Quintal a horta orgânica vai direto pra cozinha do chef Lucas

Ouvi muitos elogios sobre o bobó de camarão, e não duvido, mas confesso que, depois do filé e da carne de sol, fica difícil provar a iguaria de macaxeira com crustáceo. As carnes são mais que perfeitas, ótimas lembranças ao palato.

Carpaccio de melancia: salada leve, refrescante e criativa

No Quintal também tem boas entradas, com ênfase para o carpaccio de melancia. São rodelas da fruta, rúculas, queijo de búfala e molho de mel com mostarda. Salada leve, refrescante e criativa.

O charme da panelinha de charque

Já a panelinha de charque é uma espécie de escondidinho com os purês de macaxeira e batata-doce. “Queremos o frescor dos alimentos”, diz o chef Lucas, que tem duas hortas orgânicas com ervas e temperos, como salsinha, rúcula, sálvia, hortelã, tomilho, alface… E as boas-vindas da casa ficam por conta do refrescante suco de maracujá com manjericão: boa mistura.

Petit gâteau nordestino: bolinho  com recheio de doce de goiaba do quintal

Tradição – Lucas Nogueira nasceu numa família de grandes cozinheiros, em Mato Grosso, e escolheu a profissão de fisioterapeuta. Mas, para a nossa felicidade, mudou de carreira e, com talento nato, aperfeiçoou-se com o curso de Gastronomia.

O sonho de uma vida simples e longe da correria de São Paulo trouxe Lucas e sua amada Renata Amorim para a pacata cidade de São Miguel dos Milagres. E olhe que eles viajaram pela Bahia e Rio Grande do Norte em busca de um lugar para viver e empreender! Mas foram a brisa do mar, os coqueiros e a paz que forraram o chão do No Quintal, lugar da boa cozinha brasileira.

Maracujá com manjericão, suco de boas vindas No Quintal

Por fim, Lucas diz: “Um lúdico quintal, uma cozinha brasileira afetiva unindo ingredientes locais com o carinho do chef. Porque cozinhar é um modo de amar os outros”.

Lucas com sua amada Renata no restaurante No Quintal, onde a comida é uma declaração de amor

Rota No Quintal

Preços – Entradas a partir de R$ 16,00/ Pratos principais a partir de R$ 45,00 (individual)

Funciona das 12 até as 16 horas de terça a domingo e nos feriados. Jantar só com reservas. Aceita cartão de debito

Rua de Acesso a praia do Toque, S/N – São Miguel dos Milagres – Telefone: 99910.7078

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bodega do Sertão é nosso filé Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl?