Filha de diplomatas morre atropelada em Ipanema; jovem tinha acabado de chegar ao Rio

Publicado em 19/05/2026, às 10h04
Mariana Tanaka Abdul Hak, de 20 anos, foi atropelada em Ipanema e morreu no domingo - Foto: Reprodução

g1

Ler resumo da notícia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um atropelamento que terminou com a morte de uma jovem e deixou outras duas pessoas feridas na tarde de sábado (16), em Ipanema, na Zona Sul da cidade.

A vítima foi Mariana Tanaka Abdul Hak, de 20 anosEla havia acabado de chegar ao Rio, onde pretendia morar e iniciar o trabalho em uma multinacional.

Mariana é filha dos diplomatas Ibrahim Abdul Hak Neto — assessor especial no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para temas de paz e segurança — e Ana Patrícia Neves Abdul Hak, cônsul-adjunta do Brasil em Buenos Aires.

Mariana chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no domingo (17). Também ficaram feridos a mãe dela, Ana Patrícia, que estava na cidade para ajudar na mudança da filha da Europa para o Brasil, e um homem.

Segundo relatos de testemunhas colhidos no local, o motorista de uma van de entregas teria tentado desviar de um ciclista, entre as ruas Vinicius de Moraes e Visconde de Pirajá, perdeu o controle da direção e invadiu a calçada, atingindo pedestres. As vítimas foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.

Em entrevista à TV Globo, o pai de Mariana relatou que, após anos vivendo na Europa, a jovem havia firmado contrato com uma multinacional do setor de cosméticos no Rio de Janeiro.

Ela tinha acabado de chegar à cidade, deixado as malas no novo apartamento e saiu para passear com a mãe, que veio de Buenos Aires, na Argentina, onde atua como vice-cônsul. Mariana era formada em administração de empresas.

Mariana morou em diversos países ao longo da vida, como Reino Unido, Venezuela, Bélgica, Líbano, França e Itália. Ela se formou em administração pela ESCP Business School, em Turim, e era fluente em português, inglês, espanhol e francês.


De acordo com o pai, a jovem sofreu múltiplas fraturas e morreu em decorrência de um traumatismo craniano. Ana Patrícia já recebeu alta, mas segue em cadeira de rodas e deverá passar por um check-up em São Paulo.

O embaixador Ibrahim Abdul Hak Neto esteve no Rio de Janeiro nesta segunda (18) para e cuidar dos trâmites para a liberação do corpo e o traslado para São Paulo, onde vive a maior parte dos parentes. O corpo de Mariana será trasladado para São Paulo. O velório e enterro estão previstos para quinta-feira (21).


A van envolvida no atropelamento foi apreendida, e o caso é investigado pela 14ª DP (Leblon).

 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo mostra reação de Neymar ao ser convocado por Ancelotti para Copa do Mundo Justiça reduz pena de Marcinho VP, líder do CV, por produção de livros Baleado em operação: corpo de ex-comandante aéreo de AL será velado nesta terça (19) Chileno preso por racismo no Brasil já respondeu por ameaça de bomba