Filhoses, receita de Carnaval. Vamos fazer?

Publicado em 13/02/2026, às 08h29
-

Nide Lins

Minha mãe, dona Nia, dizia que o doce filhoses só podia ser feito no Carnaval. Talvez por tradição. Talvez porque sua calda de açúcar seja uma verdadeira reposição de glicose.
Mas foi no Carnaval de 2011 que tive a honra de aprender a receita com “Tia Jacy” — como era carinhosamente chamada pela família — uma das saudosas irmãs Rocha.
Dessa vez, fiz com ajuda luxuosa da chef Denise Xavier doKareuóka Bistrô Bar. E, claro, enquanto gravava, ela perguntou:
— Nide, cadê o açúcar na receita?
O açúcar só entra no final, na calda.
Então, bora fazer? Você ´precisa de farinha de trigo, fermento, manteiga, sal, ovos, acúçar, canela e limão

LEIA TAMBÉM


Tia Jacy, dama da gastronomia alagoana, me ensinou os segredos desse quitute feito com farinha de trigo, água, manteiga e sal — finalizado com uma deliciosa calda de açúcar.
O segredo na hora de fritar? O óleo precisa estar bem quente. Depois, abaixe o fogo para que as filhoses fritem por fora e por dentro, ficando ocas e leves.
A filhós é um doce português da região da Beira, típico do Natal. Mas, no Nordeste, a tradição é no período do Carnaval — um costume que foi se perdendo com o tempo.
No dicionário Aurélio Buarque de Holanda, a palavra filhó vem do latim foliola, plural de foliolu, diminutivo de folia.
Receita de Filhoses


Ingredientes
Massa:
200 ml de água fervente (ou 1 copo americano)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
200 ml de farinha de trigo
3 ovos grandes (ou 4 pequenos)
1 colher (chá) de fermento em pó
Calda de açúcar:
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
2 pedaços de canela em pau
Raspas da casca de 1 limão

Modo de preparo
Ferva a água com a manteiga e o sal.
Ainda no fogo, acrescente de uma vez a farinha de trigo com o fermento e mexa vigorosamente para não formar grumos.
Retire do fogo e despeje a massa sobre uma superfície lisa. Com um rolo, estique até esfriar.
Reúna a massa e sove bem até ficar lisa.


Coloque na batedeira e adicione os ovos, um por vez, batendo bem a cada adição.
Segredo: a massa estará no ponto quando estiver homogênea e brilhante.
Aqueça o óleo em fogo médio.
Modele as filhoses com a ajuda de duas colheres de sopa, formando pequenas porções.
Frite cinco por vez até ficarem douradas.

Faça as bolinhas para fritar

Preparo da calda
Em uma panela, misture o açúcar, a água e a canela.
Leve ao fogo alto e deixe ferver até formar uma calda leve.
Retire do fogo e deixe esfriar (ela engrossa naturalmente).
Finalize despejando a calda sobre as filhoses e salpicando raspas de limão.
Agora é só aproveitar esse doce tradicional, cheio de história e memória afetiva.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Que maravilha: Arroz de pato com tutano Novidade do verão: picolé de açaí com paçoca Meu favorito: charque no feijão da Sil Chef Nikson revela seus favoritos