Filhote de veado é resgatado após sobreviver a queimada em canavial

Publicado em 07/03/2018, às 11h06

Redação

Uma cena triste na cidade de Divina Pastora, em Sergipe, comoveu um alagoano, que ajudou a salvar a vida de um filhote de veado, na noite desta terça-feira, 06. O animal estava em uma plantação de cana e, ao lado dele, estava sua mãe que havia morrido em uma queimada. Sensibilizado com a situação, o homem levou o animal para casa, em Junqueiro, no Agreste de Alagoas, onde o alimentou e tratou.

LEIA TAMBÉM

Ele entrou em contato com o Centro Integrado de Segurança Pública, que relatou o caso para o Batalhão Ambiental. Na manhã desta quarta, 07, o animal foi entregue voluntariamente durante a Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco) e está sob cuidados veterinários, biólogos e ornitólogos.

Vários animais foram devolvidos a natureza

A FPI também proporcionou nesta quarta a primeira soltura de pássaros silvestres na região da mata na cidade de Penedo. É a 8ª etapa da FPI do São Francisco. No total, 67 aves de diversas espécies voltaram a fazer parte do ecossistema da região. Assista:

Entre as espécies libertadas estão Sibite, Xexéu de bananeira, Bico de veludo, Canário da terra, Papa-capim, Patativa, Sanhaço Cinza,Tisiu e Veludo. O nome da reserva natural que serviu de local de soltura será mantido em sigilo para garantir que os caçadores não procurem a região na tentativa de recapturar os bichos.

“Antes de devolvê-los à natureza, todos os animais passaram por uma triagem, onde veterinários e ornitólogos fizeram avaliações físicas e comportamentais. Só após termos a certeza que eles estão em condições de liberdade, providenciamos a soltura. O sentimento de alegria é enorme por vê-los de volta ao seu habitat natural”,declarou Ana Cecília Lopes, técnica do IMA euma das componentes da equipe Fauna, responsávelpelos cuidados dos animais recuperados.

Durante a ação da FPI, já foram recuperados 239 animais silvestres, por apreensão e entrega voluntária, que foram mantidos em cativeiro. Entre as espécies, estão 207 aves, 29 Jabutis, dois Tejos e o veado resgatado em Sergipe.

Todos eles estão recebendo os cuidados necessários para se readaptar ao meio ambiente.

Filhote de veado é resgatado após sobreviver a queimada em canavial
Filhote de veado é resgatado após sobreviver a queimada em canavial
Filhote de veado é resgatado após sobreviver a queimada em canavial
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra