Finlândia pode ser 1º país a proibir geração de energia a carvão

Publicado em 04/12/2016, às 18h08

Redação

Os dias de geração de energia a partir do carvão estão cada vez mais próximos do fim. Pelo menos em países desenvolvidos, como Reino Unido, Canadá, França e Dinamarca, que têm trabalhado para eliminar progressivamente o uso dessa fonte de origem fóssil e poluente.

LEIA TAMBÉM

Mas um país pretende ir mais longe — a Finlândia propôs recentemente tornar ilegal, antes de 2030, o uso de carvão para geração de energia. A proposta faz parte da nova política de clima e energia do país.

Segundo o governo finlandês, banir o carvão e optar por fontes de energia mais limpas é a única maneira de atingir as metas internacionais sobre o clima. Para passar a valer, porém, a proibição total ainda precisa ser aprovada pelo parlamento finlandês.

Atualmente, a queima de carvão supre cerca de 8% da demanda energética daquele país, que importa energia a partir dessa fonte principalmente da Rússia. Seu uso é mais intenso durante o inverno, quando os níveis de consumo de energia disparam.

“Não somos especialmente dependentes do carvão”, disse Markku Ollikainen, professor de economia ambiental e de recursos na Universidade de Helsinque, em entrevista ao site FastCoExist.

Na transição energética da Finlândia, o carvão seria substituído por duas fontes primárias: energia nuclear adicional e bioenergia à base de madeira proveniente de florestas de reflorestamento, que é usada especialmente para aquecimento. A expansão da energia eólica é outra opção à vista.

É verdade que o uso de bioenergia da madeira também gera emissões, ainda que inferiores à queima de carvão, e que a nuclear pode não ser das fontes de energia mais desejáveis. De fato, muito ainda pode ser melhorado na matriz energética da Finlândia, com introdução de fontes menos poluentes e de mais energias renováveis.

Mas se o carvão for realmente banido por lá, a investida poderia servir de exemplo para inspirar outros países a fazerem o mesmo. O momento está cada vez mais propício, as energias renováveis estão crescendo e se tornando mais competitivas, a demanda de eletricidade está caindo devido aos ganhos de eficiência, e as antigas usinas de carvão estão chegando ao fim de suas vidas úteis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vocalista de banda de rock desmaia após levar choque do microfone Viciado em videogame deixa montanhas de lixo e papel higiênico em quarto de hotel Campeão de fisiculturismo morre aos 30 anos após suspeita de problema cardíaco Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros