Fiocruz detecta novo vírus com potencial pandêmico no Brasil

Publicado em 11/07/2020, às 17h01
Agência Brasil -

O Dia

Um caso humano de infecção respiratória provocada por uma mutação do vírus influenza A H1N2, com potencial pandêmico, foi detectado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na cidade de Ibiporã, no Paraná. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), no site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS).

LEIA TAMBÉM

O vírus costuma circular em porcos e tem potencial para gerar uma nova pandemia. A paciente infectada é uma mulher de 22 anos, que trabalha em um matadouro.

A jovem precisou de atendimento médico após um quadro respiratório complicado no mês de abril. A Fiocruz foi acionada e confirmou a infecção por A H1N2. A paciente está curada e o tratamento foi feito em domicílio.

Ainda não é possível saber se o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa, segundo a Fiocruz. Até o momento, 26 casos de influenza A H1N2 foram registrados em todo o mundo desde 2005, com um total de três registros no Brasil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP