Fiscalização apreende 150 kg de carnes e embutidos vencidos em supermercado de Maceió

Publicado em 25/03/2025, às 09h24
- Cortesia

TNH1 com Rádio Pajuçara FM

Uma fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa) apreendeu cerca de 150 quilos de alimentos vencidos, incluindo carnes e embutidos, que estavam colocados à venda em um supermercado na capital alagoana, nessa segunda-feira (24). O nome do estabelecimento comercial não foi divulgado.

LEIA TAMBÉM

Segundo o coordenador da Visa, Airton dos Santos, a grande quantidade de carnes nobres, e de charque, linguiça e calabresa, foi recolhida depois de a fiscalização ter acesso à data de validade dos produtos. Ele destacou que 25% dos estabelecimentos comerciais estão fora dos padrões exigidos pelo órgão.

"Quando você tira produto estragado ou fora da validade da circulação está salvando vidas. Os comerciantes que trabalham com o pensamento de enriquecimento ilícito são notificados e multados na forma da lei. Em último caso, o local é interditado. Hoje nós temos, em média, 75% dos estabelecimentos trabalhando dentro dos padrões, mas vamos melhorar essa situação", disse em entrevista à Rádio Pajuçara FM.

"Qualquer comerciante que estiver com seu produto vencendo ou já vencido, esperamos que ele descarte, para garantir a saúde da população", acrescentou ao pedir mais atenção aos consumidores na hora da escolha dos alimentos.

Recomendações

Ainda de acordo com o coordenador da Visa, a população deve ter conhecimento sobre o armazenamento dos produtos antes de adquiri-los numa eventual promoção.

"Há supermercados em Maceió que fazem promoções de duas ou três toneladas de alimentos, vencendo no mesmo dia. A recomendação da Vigilância Sanitária é para não comprar de forma alguma. Primeiro porque a gente precisa saber como o produto foi armazenado, pois quando ele entra no gelo ou retira, é para consumo, e não pode retornar. Principalmente os produtos industrializados, têm que respeitar a data de validade".

Airton dos Santos reforçou que os alimentos fracionados devem ser separados no momento da compra. "Os produtos alimentícios industrializados, quando começa a fracionar, tem que ter a embalagem ao lado para verificar a data de fabricação e data de validade. Produtos como queijo, presunto, linguiça, ou charque, passam a valer cinco dias depois de fracionados. A orientação aos consumidores é para que eles peçam para fracionar ou fatiar os produtos na hora. A carne moída, por exemplo, escolha o tipo da carne e peça para moer".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mapeamento em áreas de riscos contam com equipamento de alta tecnologia em Maceió Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco