Fiscalização apreende tucanos, periquitos e jabutis na casa do bispo de Penedo

Publicado em 09/03/2018, às 11h53

Redação

Onze animais silvestres, sendo dois tucanos, sete jabutis e dois periquitos-rei, foram apreendidos na casa do bispo de Penedo, dom Valério Breda, durante uma ação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. A apreensão ocorreu na manhã desta sexta-feira (9).

LEIA TAMBÉM

A produção da Rádio Pajuçara FM Arapiraca recebeu uma foto do tucano tirada após a apreensão. Além dessa imagem, a produção recebeu também outras fotos feitas em frente à residência de dom Valério; veja na galeria abaixo:

Fiscalização apreende tucanos, periquitos e jabutis na casa do bispo de Penedo
Fiscalização apreende tucanos, periquitos e jabutis na casa do bispo de Penedo
Fiscalização apreende tucanos, periquitos e jabutis na casa do bispo de Penedo

Os dois tucanos serão encaminhados para o Cetas do IMA/Ibama, onde receberão os cuidados veterinários. Na sequência, serão feitos contatos com órgãos ambientais do Norte para saber qual deles poderá receber os bichos. 

Já os jabutis e periquitos serão devolvidos à mata nativa alagoana após a devida reabilitação.

De acordo com o que a assessoria de comunicação do MPE informou a imprensa de Arapiraca, o bispo foi multado pelo Ibama em R$ 46 mil por manter em cativeiro os 11 animais silvestres. 

Veja o vídeo:

O TNH1 entrou em contato com a Cúria Diocesana e com a residência do bispo, onde falou com o padre Eduardo Alves e com Maria, respectivamente, mas foi informado que apenas a secretária do bispo poderia comentar o assunto.

A reportagem também tentou contato com o padre Jackson Nacimento e com o escritório da Diocese de Penedo, mas ninguém atendeu nossas ligações. O TNH1 disponibiliza o espaço para que a Cúria de Penedo comente o fato.

No começo da manhã de hoje, a assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual divulgou que a FPI resgatou, nesta quarta-feira, 160 animais, sendo 122 aves, 37 jabutis e um tatu-peba. A Equipe Fauna atuou nos Municípios de Igreja Nova e Penedo. Até agora, são 490 animais silvestres resgatados desde o início da operação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática