Fiscalização flagra extravasamento de esgoto às margens do Riacho Salgadinho

Publicado em 06/06/2025, às 12h44
- Foto: Arquivo/Seminfra

Secom Maceió

Em mais uma ação da Operação Línguas Sujas, seis pontos de extravasamento de esgoto foram identificados nesta sexta-feira (06) às margens do Riacho Salgadinho, na parte baixa de Maceió. A iniciativa, executada pela Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), flagrou o lançamento irregular de água contaminada diretamente no canal de escoamento de águas pluviais.

LEIA TAMBÉM

As irregularidades são de responsabilidade da concessionária BRK Ambiental, que opera o sistema de saneamento na região. Nos locais identificados, a água de esgoto transbordava e era lançada no Salgadinho, contrariando o Código Municipal de Meio Ambiente, que proíbe o despejo de esgoto ou águas residuais na rede de drenagem e configurando, também, crime ambiental conforme a Lei Municipal nº 4.548/96.

Diante do flagrante, a Semurb emitiu notificações à BRK Ambiental exigindo providências imediatas para o reparo nos pontos de transbordo de água de esgoto e eventuais correções necessárias nas estruturas danificadas.

A Operação Línguas Sujas é uma ação permanente da Prefeitura de Maceió que visa identificar e eliminar ligações clandestinas ou inadequadas às redes de drenagem e esgoto. O trabalho conjunto das secretarias municipais busca preservar a infraestrutura urbana e assegurar a qualidade da água destinada ao mar.

Renasce Salgadinho

Paralelamente às ações de fiscalização, a Prefeitura de Maceió segue executando o programa Renasce Salgadinho, que está promovendo a requalificação completa do riacho e de suas áreas adjacentes.

A iniciativa inclui obras estruturantes e ambientais, como a construção de cinco estações elevatórias já em operação, que bombeiam cerca de 30 mil litros de esgoto por minuto, em tempo seco, diretamente para a estação de tratamento da BRK Ambiental. Com isso, os efluentes deixam de ser despejados no Salgadinho, protegendo a balneabilidade das praias de Cruz das Almas e da Avenida. A medida representa um importante avanço para a segurança dos banhistas e a preservação do meio ambiente costeiro.

O TNH1 entrou em contato com a BRK para saber se haverá pronunciamento, mas a empresa disse que ainda não recebeu as notificações.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição