Fiscalização interdita quatro barracas de fogos de artifício em Maceió

Publicado em 04/06/2025, às 15h55
-

Secom Maceió

Com a proximidade das festividades de São João, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) iniciou, nesta quarta-feira (4), a fiscalização de barracas que comercializam fogos de artifício em Maceió. Dos seis estabelecimentos vistoriados, quatro foram interditados por não apresentarem a documentação exigida.

LEIA TAMBÉM

"O intuito é fiscalizar e ver se os responsáveis têm a documentação e evitar o comércio clandestino, trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para coibir o comércio ilegal de fogos de artifício”, afirmou o fiscal de posturas da Semsc, Gandhi Moreno.

A operação tem como objetivo garantir a segurança da população durante o período junino, tradicionalmente marcado pelo uso de artefatos explosivos. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e da Guarda Civil de Maceió (GCMM).

As equipes de fiscalização percorreram pontos de venda localizados na Avenida Márcio Canuto, no Barro Duro; Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins; e Avenida Menino Marcelo, na Serraria.

Os fiscais de posturas da Semsc verificaram se os estabelecimentos estavam devidamente licenciados, com alvará de funcionamento emitido pela Secretaria e laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, conforme exigido por lei, a fim de prevenir acidentes e irregularidades.

O secretário de Segurança Cidadã de Maceió, Eduardo Marinho, destacou que a operação visa proteger tanto os consumidores quanto os trabalhadores. “A ação visa garantir a segurança da população, dos usuários e também dos comerciantes, para que tenham segurança no ambiente de trabalho. A fiscalização verifica se as empresas estão seguindo todas as normas contidas na legislação”, explicou.

Fogos com estampido

Marinho também fez um alerta sobre o uso de fogos com barulho. “Embora a legislação que proíbe esse tipo de artefato entre em vigor apenas em 2026, já orientamos comerciantes e a população a priorizarem fogos silenciosos, em respeito ao bem-estar dos animais, idosos e crianças com transtorno do espectro autista. É uma forma de colaborarmos com uma sociedade mais consciente e inclusiva”, disse.

A ação de fiscalização seguirá pelos bairros de toda a cidade, com diversas equipes atuando para reforçar a segurança durante o período junino.

O sargento Tarcísio, do Corpo de Bombeiros, reforçou a importância da regularização. “É importante seguir as normas de segurança e procurar atentar às orientações técnicas da comercialização e estrutura das barracas. É importante se regularizar para que a população esteja sempre guarnecida e o empresário possa ganhar o seu sustento”, frisou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição