Fiscalização resgata 490 animais silvestres na região do Baixo São Francisco

Publicado em 09/03/2018, às 07h36

Redação

A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) resgatou, nesta quarta-feira, 160 animais, sendo 122 aves, 37 jabutis e um tatu-peba. A Equipe Fauna atuou nos Municípios de Igreja Nova e Penedo, sempre atento às denúncias da população. Agora, são 490 animais silvestres resgatados desde o início da operação.

LEIA TAMBÉM

Em casos de flagrante delito, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas lavra auto de infração, que podem se tornar multas. Num dos alvos da operação de resgate, em Coruripe, a fiscalização flagrou uma residência com 25 cágados, o que gerou um auto no valor de R$ 12,5 mil. Ao Batalhão de Policiamento Ambiental, coube lavrar os termos circunstanciados de ocorrência pelo crime contra o meio ambiente. 

No entanto, cresceu o número de casos em que a própria população procura a FPI do São Francisco para realizar entrega voluntária. A devolução dos animais pode ser feita na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas, que fica na Av. Cândido Toledo, 321, bairro de Santa Luzia, em Penedo, vizinho à Mandacaru Veículos.

“Fazendo a entrega, o cidadão fica isento de possíveis multas e processos na Justiça”, destaca a coordenação da Fiscalização Preventiva Integrada, que, por meio da Equipe Fauna, realiza nova soltura dos espécimes resgatadas em duas reservas ambientais.

O resgate de animais também ocorreu nas águas do Rio São Francisco. A Equipe Aquática da FPI devolveu ao rio cerca de 20 mil espécimes de camarões e apreendeu mais de três mil covos. A Fiscalização notificou ainda duas embarcações por não portar habilitação ou pelo documento estar vencido.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra