Redação
O comportamento anti-higiênico do técnico da Alemanha, Joachim Low, virou uma das grandes polêmicas da Eurocopa 2016, depois do treinador ser flagrado colocando a mão dentro das calças e mexendo nas partes íntimas no meio da vitória por 2 a 0 de seu time sobre a Ucrânia, no último domingo, em Lille.
LEIA TAMBÉM
As imagens percorreram o mundo e viraram memes instantâneos na internet, transformando Low, campeão do mundo em 2014, em uma grande piada. Nesta quarta, antes da partida contra a Polônia, no Stade de France, em Saint-Denis, ele comentou o tema e disse que tudo aconteceu de maneira inconsciente.
"Eu vi essas imagens... A gente faz essas coisas inconscientemente, de vez em quando. Não sabia que prestavam tanta atenção em mim", disse o treinador, com expressão séria.
"Quando você está concentrado, essas coisas acontecem e você nem percebe. Peço desculpas se ofendeu alguém, e prometo que vou me comportar de maneira melhor e diferente daqui para frenta", completou.
Na última terça, inclusive, o atacante Lukas Podolski também comentou a questão, mas de maneira mas leve, levando os repórteres aos risos com piadas sobre o assunto.
"Acredito que 80% de vocês (jornalistas) e eu também, coçam suas partes de vez em quando", respondeu bem humorado o atacante.
A DFB (Federação Alemã de Futebol), no entanto, pediu explicações à Uefa pela divulgação de imagens constrangedoras do técnico.
A entidade nacional questiona a necessidade do repasse das cenas às emissoras que transmitem a competição. A confederação internacional é geradora das imagens para as televisões de todo o mundo.
A RAI4, da Itália, que comprou diversas posições de câmeras, foi a responsável por exibir as constrangedores imagens de Löw. Os canais de TV alemães não veicularam a cena.
A mídia alemã apelidou o incidente de "Calças-gate". Esse não é o primeiro episódio do tipo que o técnico protagoniza. Na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, Low cumprimentou o português Cristiano Ronaldo depois de colocar o dedo no nariz.
Vídeo:
LEIA MAIS