Foi multado? Saiba como ter desconto de até 40% no aplicativo da Senatran

Publicado em 10/04/2025, às 13h35
É preciso baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pela Senatran, a Secretaria Nacional de Trânsito - Ascom DMTT

Secom Maceió

Motoristas que desejam economizar no pagamento de multas de trânsito precisam ficar atentos: é possível obter até 40% de desconto, desde que algumas regras sejam seguidas. A primeira delas é baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pela Senatran, a Secretaria Nacional de Trânsito.

LEIA TAMBÉM

Mas não basta apenas instalar o app no celular. Para ter direito ao benefício, é necessário aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), uma etapa que muitos motoristas acabam esquecendo. Sem essa adesão, o desconto não é liberado.

“A adesão precisa ser feita antes de receber a multa pelo correio, porque se o documento já foi emitido e enviado, o motorista perde o direito ao desconto”, explica Fábio Torres, da assessoria de defesa prévia do DMTT. “Além disso, para garantir a redução, o condutor não pode apresentar recurso contra a infração. Ou seja: ele precisa reconhecer a multa e abrir mão de contestá-la”.

No próprio aplicativo, o processo é simples e intuitivo. Após se cadastrar, basta acessar a aba de infrações, selecionar a penalidade em aberto e conferir se há a opção de desconto disponível. Caso esteja, o motorista deve clicar na oferta e seguir as instruções para emitir o boleto com desconto de 40%.

O prazo para garantir o benefício é até o último dia de vencimento da multa. Passado esse período, a possibilidade de obter o desconto expira.

Além de ajudar no bolso, o aplicativo também facilita outras operações, como a indicação do real condutor da infração. No entanto, é importante destacar que nem todas as infrações permitem a transferência de condutor. Situações como as de responsabilidade exclusiva do proprietário, ou quando o agente de trânsito identifica o condutor no momento da abordagem, não são passíveis de transferência.

O serviço é gratuito e pode ser acessado tanto pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito quanto pelo Portal de Serviços da Senatran.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmera flagra momento em que motociclista morre após colidir com carro e ser atingido por carreta Novos semáforos na parte baixa de Maceió começam a funcionar sábado (6); veja locais Segundo trabalhador atropelado por carro de luxo em Marechal Deodoro recebe alta Povo Wassú Cocal volta a bloquear a BR-101 em protesto por atropelamento e morte de indigena