Assessoria
A fome emocional é um problema ligado ao estado mental e emocional do indivíduo em que a vontade de comer é desencadeada por algum aspecto como ansiedade, raiva, tristeza, entre outros, não tendo relação com necessidades fisiológicas. De acordo com a professora do curso de Nutrição do Uninassau - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Nina Santiago, a fome emocional é um problema extremamente comum.
LEIA TAMBÉM
"Quase todos nós já tivemos pelo menos um episódio desse na vida e a grande maioria das pessoas convive com ela diariamente. Sabendo que somos o país com o maior número de pessoas diagnosticadas com ansiedade no mundo, é esperado que grande parte da população use as emoções para fazer escolhas diárias. Sendo a comida algo presente no nosso dia a dia, pelo menos três vezes ao dia, não é de se espantar que as emoções influenciem", afirma a nutricionista.
A docente orienta que a melhor estratégia para lidar com esse problema é se observar e sair do piloto automático. "Como comer é uma necessidade física, é comum fazermos sem muita atenção, quase que deixando para o nosso subconsciente fazer as escolhas. É aí que as emoções tomam de conta e, ao invés de escolhermos por necessidades físicas, fazemos por necessidades emocionais", alerta.
Para evitar ou tratar casos assim, o processo de reeducação alimentar - com acompanhamento também de um psicólogo - é recomendado. "O nutricionista pode te ajudar a reconhecer que você pode estar usando as emoções para fazer escolhas alimentares, mas é com a ajuda do psicólogo que você irá resolver problemas emocionais. Com isso, talvez aquele doce que você achava ser viciado seja uma angústia que precisava ser ouvida, encarada e trabalhada. A associação dessas duas terapias (nutricional e psicológica) é fundamental em qualquer fase da vida", aconselha Nina Santiago.
Os sinais de um quadro de fome emocional são, segundo Nina, muito sutis e as possibilidades são incontáveis. "O que eu posso dizer é que fome emocional é sempre que você pensa ser viciado em certo alimento, sempre que você sente vontade de comer algo mesmo estando com o estômago cheio e sempre que precisa arrumar uma desculpa para si mesmo para comer algo", explica a professora do curso de Nutrição do UNINASSAU Maceió.
Capacita 2023 - Esse assunto será abordado em um dos cursos gratuitos do Projeto Capacita, organizado pelo UNINASSAU Maceió, que vai acontecer entre os dias 17 e 20 de janeiro, na Instituição. Ao todo são 1680 vagas em 27 cursos gratuitos, que abordam as áreas de Tecnologia, Direito, Finanças, Saúde, Engenharia e Gastronomia. O curso "Como lidar com a fome emocional: fome x ansiedade", ministrado pela professora Nina Santiago, acontecerá no dia 19/01, às 19h. A lista completa de cursos está disponível para consulta no site gokursos.com, onde também é possível realizar a inscrição.
"O minicurso é voltado para toda comunidade, não apenas para nutricionistas ou estudantes de Nutrição. Se você já teve um dia cansativo e pensou 'hoje vou comer uma pizza porque mereço' ou se depois de um momento de raiva você devorou um pote de sorvete, esse curso é para você. Você vai aprender a se observar e entender que pode estar usando a comida para tapar buracos emocionais", adianta Nina Santiago sobre o conteúdo que será aplicado.
LEIA MAIS