Força militar do Iraque prepara operação para retomar Faluja do Estado Islâmico

Publicado em 22/05/2016, às 22h03
-

Redação

O governo do Iraque alertou neste domingo moradores da cidade de Faluja que eles devem se preparar para deixar a área, tomada pelo Estado Islâmico, antes de forças militares do país darem início a uma operação para retomar a cidade. O governo orientou os que não tiverem condições de fugir a erguerem bandeiras brancas em suas casas. 

O comando de operações militares do país informou também que famílias de civis seriam autorizadas a deixar a cidade por meio de rotas de fuga determinadas. Mas não foi especificado, ainda, de que forma a saída da cidade será realizada. A data da ofensiva de retomada da cidade, um dos maiores territórios do país ainda em poder do grupo extremista sunita, não foi especificada. A ofensiva será executada pelo exército iraquiano, forças anti-terrorismo, polícia e rebeldes tribais.

Forças militares do Iraque vêm cercando a cidade há algum tempo, controlando a entrada e saída de pessoas. Nos últimos dias, contudo, milícias xiitas transportaram foguetes e equipamentos militares para o local, sugerindo que uma operação de retomada da área poderia ter início em breve. Já o prefeito exilado de Faluja, Eissa al-Issawi, afirmou que o militantes do Estado Islâmico estariam se movimentando em direção à região central da cidade. 

Moradores da cidade relatam que desde o ano passado, quando as forças iraquianas impuseram um bloqueio à cidade, muitas pessoas morreram de fome. "Não há comida, nem combustívil ou serviços", disse Mohessen Hossam, um morador de Faluja de 74 anos. 

Ontem à noite, o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, conversou com o presidente Barack Obama, prometendo que Faluja seria libertada do grupo Estado Islâmico em breve, de acordo com porta-vozes de Abadi. A operação de retomada de Faluja seria a última de uma série de ofensivas do governo iraquiano e milícias xiitas aliadas nos últimos meses. Em dezembro, a cidade de Ramadi, próxima à Faluja, foi retomada por forças iraquianas. Hit, outra importante cidade da mesma província de Anbar, foi recuperada em abril. 

Se a operação em Faluja tiver êxito, a cidade de Mosul será a última do Iraque em poder do grupo Estado Islâmico. A retomada de Mosul, porém, tende a ser mais complexa devido ao tamanho da população, de mais de 1 milhão de habitantes - três maior que a população de Faluja antes de o Estado Islâmico ter assumido o controle da cidade. 

O Estado Islâmico assumiu o controle de Faluja em dezembro de 2013, antes de o grupo ter estabelecido uma base em Raqqa, na Síria. Mosul só passou ao controle do grupo terrorista em 2014. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos