Fortes ventos dificultam controle dos incêndios na Califórnia

Publicado em 08/12/2017, às 11h31

Redação

Com os fortes ventos, os incêndios que atingem a Califórnia seguem longe de serem controlados. Ao mesmo tempo, milhares de pessoas deixam suas casas levando seus itens de maior valor.

LEIA TAMBÉM

Até sexta-feira, 8, os fogos devastaram 40 mil hectares na Califórnia e fizeram mais de 200 mil pessoas deixarem suas casas. O prejuízo estimado pelo Departamento de Segurança da Califórnia é de US$ 9 bilhões.

Na quinta, os bombeiros falavam de "condições extremas" devido aos ventos de Santa Ana, cuja escala é medida por cores e que pela primeira vez estavam no nível roxo, o maior: quase 130 km quilômetros por hora. Mais de 5.700 bombeiros trabalham na operação.

Novos incêndios nos condados californianos de San Diego e Riverside, na costa oeste dos Estados Unidos, se expandiam rapidamente, enquanto um pequeno foco em Malibu, nas imediações de Los Angeles, foi neutralizado.

O incêndio de San Diego, chamado de Lilac Fire, destruiu em poucas horas mais de 1.200 hectares, deixando dois feridos e 20 prédios danificados, e permanece fora de controle. As autoridades ordenaram o fechamento de estradas.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou o estado de emergência na região. Em Riverside, o incêndio Liberty avança em uma área de 121 hectares e está controlado em 10%. Também há ordem para deixar o local.

Um vizinho de Murrieta, cidade mais afetada da zona, disse que escutou a explosão de tanques de propano quando as chamas atingiram casas nesta área rural desértica da Califórnia.

Em Los Angeles, mansões milionárias estão em chamas depois de incêndios florestais atingirem a área nobre da cidade. Diversos bairros estão ameaçados e milhares de moradores estão se retirando da área, informou a imprensa local.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto