Fotolivro revela cenários deixados para trás nos bairros atingidos pelo afundamento do solo

Publicado em 10/07/2024, às 12h01
Josian Paulino -

Assessoria

“Expulsão” é o nome do fotolivro que será lançado no dia 20 de julho, com setenta fotografias intimistas que abordam o cenário deixado para trás pelos ex-moradores dos bairros atingidos pelo afundamento do solo em Maceió.

LEIA TAMBÉM

Com curadoria e edição do fotógrafo Jorge Vieira, a publicação trás os olhares de Ana Paula Silva, ex-moradora de Bebedouro, Carlos Eduardo Lopes, Josian Paulino e Rafael Duarte, em imagens feitas entre 2019 e 2023, com linguagem documental e viés poético-crítico, carregadas de profunda identificação com o tema.

(Rafael Duarte)
(Ana Paula Silva)
(Carlos Eduardo Lopes)

“Como ex-moradora de Bebedouro, digo que este fotolivro é necessário, porque traduz a revolta das pessoas que foram obrigadas a deixar para trás parte importante de suas histórias e memórias afetivas, e o sentimento é mesmo de expulsão”, sintetiza a fotógrafa Ana Paula Silva.

Segundo Jorge Vieira, que assina a curadoria e edição, “nessa publicação, seus autores vão muito além das rachaduras, imagem icônica dessa que é a maior tragédia socioambiental urbana do planeta, porque fotografaram o desalento, a dor, a angústia, e outras manifestações humanas impregnadas nos cenários que trazem o Expulsão”.

O fotolivro será lançado dia 20 próximo, às 16h, à Rua Cel. Lima Rocha, 800, no Pinheiro, local onde está funcionando a Igreja Batista do Pinheiro, com entrada franca.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Show de bonecos dos irmãos Maria Clara e JP chega à Maceió Porcos de Pelúcia lança álbum ao vivo gravado no Teatro de Arena, em Maceió Cantora Flora se apresenta no Theatro Homerinho no próximo sábado (24) com show inédito Verão Massayó: veja os horários dos shows de sábado (17) e domingo (18)