FPI flagra 38 cutias mantidas em cativeiro nos fundos de hotel, em Arapiraca

Publicado em 08/08/2019, às 14h59
Jonathan Lins -

Ascom/MPE

Trinta e oito cutias foram apreendidas na manhã desta quinta-feira, 8, pela equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco). Todos os animais estavam juntos - apesar de um deles estar morto - nas dependências de um hotel, que fica às margens da rodovia AL-220, no bairro Planalto, em Arapiraca.

LEIA TAMBÉM

O coordenador da equipe Fauna, Epitácio Correia, revelou que as cutias estavam em um recinto coletivo localizado nos fundos do hotel. Como a maioria delas demonstrava muito estresse, foi decidido que a devolução ao habitat natural aconteceria hoje mesmo. 

Por questões de segurança, o local da soltura não foi divulgado. A equipe disse apenas que trata-se de habitat de ocorrência de Mata Atlântica. 

Já o corpo do animal morto apresentava adiantado estado de putrefação. De acordo com avaliação de especialistas, a previsão é de que a morte tenha ocorrido entre três a cinco dias. 

autuação

Após o flagrante, a força-tarefa autuou o estabelecimento por manter animais silvestres em cativeiro ilegal e pela falta de licença ambiental. O Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO)  foi feito na Delegacia Regional de Arapiraca. 

Até agora, durante a realização da 10° etapa da FPI do São Francisco, foram apreendidos e resgatados aproximadamente 360 animais. Desses, 120 já foram devolvidos ao habitat natural. 

Antes da devolução à natureza, cada bicho é submetido a uma avaliação individual. E, caso necessário, é realizado um tratamento específico para reabilitação, que inclui avaliação física e comportamental, além de cuidados clínicos veterinários.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática