Fraude no INSS: veja a notificação que beneficiários recebem no aplicativo

Publicado em 13/05/2025, às 14h20
- Foto: Reprodução/Agência Brasil

CNN Brasil

Nesta terça-feira (13), 9,429 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam notificações no aplicativo Meu INSS.

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O aviso informa sobre o desconto de entidade associativa no benefício. A notificação também alerta que a partir de quarta-feira (14), o aposentado ou pensionista poderá informar se autorizou ou não o débito. Veja como é a notificação.

O beneficiário deve informar o INSS por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Ele simplesmente vai clicar e falar: ‘Esse desconto eu não reconheço, eu não autorizei, eu não dei autorização para aquela associação fazer isso’”, disse o presidente do INSS, Gilberto Waller, em coletiva de imprensa na sexta-feira (9).

“Não autorizem ninguém a falar com o INSS. O contato é direto, não precisa se socorrer de intermediários. Ninguém fala no INSS a não ser o próprio cidadão. Não caia em novos golpes”, completou.

Caso o cidadão não reconheça o desconto, o sistema automaticamente acionará a associação para justificar a cobrança.

Veja como baixar o aplicativo oficial Meu INSS:

Também é possível acessar o Meu INSS por meio do computador. A entrada é feita por meio do gov.br.

Os descontos fraudulentos aparecem nos históricos de créditos dos beneficiários, documento equivalente ao contracheque, sob diversas nomenclaturas.

Podem ser identificados como:

O valor médio dos descontos indevidos é de aproximadamente R$ 40,70, podendo chegar até 1% do teto do Regime Geral de Previdência Social. Em 2025, esse limite máximo é de R$ 81,57 por mês.

Como identificar e cancelar descontos

Para verificar se foi vítima da fraude, o beneficiário deve acessar o aplicativo ou site do Meu INSS, fazer login e buscar pelo “extrato de contribuição”.
Neste documento, deve-se procurar por “mensalidade associativa” e identificar quando os descontos começaram, qual entidade está realizando os descontos e o valor descontado.

Para cancelar os descontos futuros, o beneficiário pode excluir a mensalidade diretamente no site ou aplicativo.

Para recuperar os valores já descontados, é necessário entrar em contato com o 0800 da associação responsável ou enviar um e-mail para  acordo.mensalidade@inss.gov.br.

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