Redação
A fritada de camarão da minha mãe, dona Nia, foi a campeã de acessos do mês de abril. Preparei a receita, a convite da Cooperativa Pindorama (@cooperativapindorama), que tem como base a fritada e é igual para qualquer recheio. Nela você pode usar peixe, siri, bacalhau ou sururu, porque todos combinam divinamente com o leite de coco Pindorama. E Alagoas também é o paraíso da produção de cuscuz de arroz, tanto, que a história de Pureza, uma das criadoras da iguaria na cidade de Penedo, ficou em segundo lugar. Através da quarta geração, ela mantém a tradição em A Carroça (@acarrocaregional).
Já o arrumadinho de camarão do Bar Cação (@bardocacao) foi a terceira reportagem mais lida. Vamos recordar os sucessos de abril.
LEIA TAMBÉM
Fritada de camarão
Fritada de camarão com leite de coco da Pindorama
Misture duas colheres das claras em neve no recheio da fritada
Modo de preparo
O cuscuz de arroz carne de sol desfiada (amo) e queijo coalho
Minha paixão por Penedo é antiga, até digo que eu poderia ter nascido na cidade dos anjos barrocos, afinal meu pai, Hermílio, era penedense, mas nasci na capital alagoana. As duas cidades são lindas, Maceió tem o mar, Penedo o Rio São Francisco, mas, em comum, compartilham uma história saborosa: cuscuz de arroz, uma receita secular da Pureza. Infelizmente não a conheci, mas pra mim ela é patrimônio alagoano. E sabe por que? Ela passou o saber e o fazer da tradição do cuscuz de arroz para filhas, e atualmente a quarta geração, o bisneto, Rodolfo, que por sua vez abriu A Carroça (@acarrocaregional), já com 5 anos em Maceió, e recentemente abriu uma filial na Vila Dão Pêdu (@viladaopedu), em Penedo.
Maravilha de cuscuz de arroz da A Carroça (@acarrocaregional) em Maceió e uma filial na Vila Dão Pêdu em Penedo.
E porque esse cuscuz de arroz é bom? É artesanal, os grãos são secos, moídos até virar uma farinha fina, depois é misturado ao bagaço de coco e segue para cuscuzeira (modelo de dona Pureza). São quatro cuscuzeiras adaptadas numa panela, quando termina de colocar a última massa, o primeiro já está pronto. Sai quentinho e ganha um banho de leite de coco. Chega na mesa molhadinho, com um leve agridoce do leite de coco, mas é salgado e de tão delicado, desmancha no céu da boca. Maceió: Av. José Sampaio luz 578, Ponta Verde/ Telefone: 82 99347-9727/ Funciona de segunda a sábado, a partir das 17h Vila Dão Pêdu (A Carroça/Funciona de Terça à domingo) – das 17 às 23h/Centro Histórico de Penedo
Arrumadinho de camarão um dos sucessos do Bar do Cação
O arrumadinho de camarão foi um dos sucessos do Festival Maceió dos Prazeres. Nos dois dias do evento, foram vendidas 400 porções, mais que isso, o Bar do Cação, com 38 anos de história, levou para casa o Prêmio Nide Lins na categoria Frutos do Mar. Para o sucesso, a receita segue um ritual: primeiro frita o bacon bem picadinho numa panela antiaderente. Depois refoga os legumes na manteiga de garrafa, adiciona o feijão verde, o bacon, farinha, o camarão e finaliza com coentro. Nossa, só em escrever já me deu fome. O resultado é muito bom. Mesmo eu, que não só fã de bacon, amei o casamento dos ingredientes do mar com os do campo. Funciona todos os dias das 10h30 às 22h Avenida Pio XII, 538, Jatiúca / Referência por traz da Felicia (82) 3351-6333 (WhatsApp)
LEIA MAIS