Funcionários do sindicato de roteiristas dos EUA iniciam greve contra seus líderes

Publicado em 18/02/2026, às 12h46
Writers Guild of America West - Foto: Reprodução

Folhapress

Ler resumo da notícia

Funcionários do sindicato de roteiristas americanos, o WGA, entraram em greve nesta terça, sob a alegação de que líderes da organização estariam violando leis trabalhistas. O movimento deve afetar cerca de 100 dos 150 funcionários do sindicato e os participantes, representados pelo sindicato dos funcionários da região do noroeste do Pacífico, que votaram a medida em janeiro, quando conversas com líderes do WGA fracassaram.
 
A decisão acontece um mês antes de uma reunião marcada entre o WGA e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão, a AMPTP —principal associação comercial que representa estúdios de Hollywood, plataformas de streaming e produtores de televisão em negociações com sindicatos da indústria criativa—, que deve dar início a discussões sobre um novo contrato para roteiristas de cinema e TV nos Estados Unidos.
 
"O sindicato dos funcionários da associação de roteiristas [WGSU, na sigla em inglês] convocou uma greve por práticas trabalhistas desleais em protesto contra as práticas trabalhistas desleais cometidas pela administração do sindicato de roteiristas do oeste da América", disse o sindicato em uma nota.
 
Segundo os signatários do comunicado, líderes do sindicato de roteiristas têm monitorado as atividades sindicais dos funcionários, demitido apoiadores dessas práticas e promovido negociações superficiais, "sem demonstrar qualquer intenção de chegar a um acordo sobre a maioria das reivindicações do WGSU".
 
O movimento teve início com uma paralisação em frente à sede do sindicato de roteiristas em Los Angeles, com a presença de cartazes com dizeres como "WGA, viva os seus direitos trabalhistas". Em resposta à mobilização, uma nota publicada no site oficial da WGA informa que os líderes da organização estão sempre abertos a negociar "de boa-fé" com os seus funcionários.
 
Copresidente do comitê de negociação do WGSU, Missy Brown, por outro lado, afirma que, até o momento, não houve nenhum novo envolvimento, por parte de representantes da WGA, com os funcionários em greve.
 
Por enquanto, a sede da WGA West permanecerá fechada para visitantes, mas a premiação anual dos roteiristas americanos, prevista para o dia 8 de março, deve acontecer normalmente. Além disso, a WGA também informou que as atuais mobilizações não devem afetar as futuras negociações com a AMPTP.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Parentes tiram milionário de 102 anos à força de hospital após descobrir casamento com cuidadora Europa: temperatura alta pode elevar transmissão do vírus Chikungunya Entenda o caso do milionário morto a tiro em asilo nos Estados Unidos Vini Jr desabafa após nova denúncia de racismo: "Covardes"