Furacão Florence ameaça costa leste dos EUA

Publicado em 10/09/2018, às 20h57
Reprodução -

Folhapress

O Florence se tornou um grande furacão nesta segunda-feira (10) ao alcançar a categoria 4, em uma escala que vai até 5, com ventos máximos de 209 km/h em seu caminho para o leste dos EUA, informou o NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês), em Miami.

LEIA TAMBÉM

A previsão do NHC é que o Florence se torne extremamente perigoso ao atingir as costas dos estados americanos de Carolina do Norte e Carolina do Sul até a quinta-feira (13).

A posição atual do furacão é 935 km a sul-sudeste de Bermuda, com movimento em direção ao oeste.

O presidente Donald Trump cancelou sua participação em evento em Jackson, no Mississippi, na sexta-feira (14), por causa da ameaça do furacão.

Autoridades da Carolina do Norte pediram que a população abandonasse a região das ilhas de Outer Banks e de Hatteras a partir desta segunda.

Segundo o governador Roy Cooper, os efeitos do Florence já estão sendo sentidos na costa do estado, com fortes ondas, correntes e ondas. "

O governo da Carolina do Sul ordenou que uma população estimada em 1 milhão de pessoas se retire de toda a área do litoral, em uma extensão de 300 km, a partir de terça-feira (11).

Na Virgínia, moradores foram alertados de que o Florence pode provocar tempestades letais, bem como inundações.

O gabinete do governador da Virgínia, Ralph Northam, descreveu Florence como "o furacão mais significativo em décadas" e alertou sobre a possibilidade de "inundações catastróficas, ventos fortes e possivelmente cortes de energia extensos".

O Exército americano disse que enviaria times a Raleigh, na Carolina do Norte, para ajudar autoridades dos governos federal e estadual. Cerca de 750 funcionários seriam enviados, segundo os militares.

A Marinha afirmou que cerca de 30 embarcações de sua frota seriam ancoradas na Virgínia antes da passagem do furacão. A maior base dos fuzileiros navais na Costa Leste, Camp Lejeune, fica na Carolina do Norte, no caminho previsto para o Florence.

Logo atrás de Florence vem o furacão Isaac, atualmente com ventos de 120 km/h, que deve ser um furacão pequeno, embora sua intensidade possa variar ao se aproximar do Caribe.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novas fotos do caso Epstein mostram trechos de 'Lolita' escritos em corpo de mulher Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA Executiva de RH fala sobre flagra com CEO casado em show do Coldplay Mulher ataca filho com garfo, vassoura e produto de limpeza após ele não fazer tarefas domésticas