Furacão Harvey é elevado à categoria 4 a horas de atingir o Texas

Publicado em 25/08/2017, às 21h49

Redação

A poucas horas de atingir a costa do Texas, nos Estados Unidos, o furacão Harvey foi elevado para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), com ventos entre 210 e 249 km/h. O furacão ganhou força na tarde desta sexta-feira, 25.

LEIA TAMBÉM

Diante do temor de chuvas fortes e inundações, o governador do Texas, Greg Abbott, pediu ao presidente americano, Donald Trump, que declare estado de catástrofe natural e envie recursos federais ao Estado. A Casa Branca estuda a medida. Abbott advertiu que Harvey era um furacão muito complexo e perigoso e sua chegada poderia provocar um “grande desastre”.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Harvey é o primeiro furacão de grande escala a atingir costa americana nos últimos 12 anos. Em 2005, a região sofreu danos severos com o Rita e o Katrina. Mais de 1,4 milhão de pessoas receberam alertas para a tempestade, que deve provocar inundações de até 60 centímetros e ondas de mais de 3,5 metros. As inundações causadas pela tempestade, segundo o NHC, devem ser “devastadoras”. 

As fortes chuvas, que talvez se prolonguem até a próxima semana, podem afetar partes do sul, centro e leste do Texas e o vale do Mississippi. Declarar o estado de catástrofe permitirá desbloquear recursos federais antes mesmo que Harvey toque a costa do Texas na madrugada de sexta para sábado, lembrou o assessor do governador, Tom Bossert.

O presidente Donald Trump disse estar em coordenação com autoridades regionais e que proverá a assistência necessária. Ele recomendou que os moradores do litoral do Texas sigam as recomendações de segurança e desejou sorte a eles. O presidente deve visitar o Estado no começo da semana que vem, quando a tempestade já deve ter se dissipado.

Pela manhã, moradores de cidades costeiras na rota do Harvey estavam sendo orientados a deixar suas casas. “A todos que ainda não abandonaram (a cidade), por favor façam isso logo”, disse o prefeito de Portland, Ted Wheeler Em Port Aransas e Corpus Christi, também ocorriam deslocamentos e preparativos para a chegada da tempestade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes