Futebol potiguar pode levar a dobradinha nas Séries C e D; veja quem sobe

Publicado em 26/09/2022, às 08h39
Canindé Pereira/América RN -

Ogol

O fim de semana foi de definições nas séries C e D do Brasileirão, e com o futebol potiguar em destaque. Os finalistas do estadual do Rio Grande do Norte selaram o ano subindo de divisão, e com possibilidade até de "dobradinha" de títulos.

LEIA TAMBÉM

Neste domingo, pela Série D, o América conquistou um feito inédito em sua tradicional história. Depois de vencer em Natal o Pouso Alegre por 2 a 0, o time potiguar segurou os mineiros e sagrou-se campeão com derrota por 1 a 0. Foi o primeiro troféu nacional da equipe.

A subida para a Série C já estava confirmada. O América é o time potiguar que mais vezes atuou na elite nacional - 16 ocasiões - mas está afastado da Série A desde 2007. O título é um alento para o clube, que disputou a Série C pela última vez em 2016 e desde então vinha fracassando no cenário nacional.

Além de América e Pouso Alegre, Amazonas e São Bernardo FC, ambos derrotados nas semifinais, têm acesso garantido para a terceira divisão, que também teve jogos decisivos neste fim de semana.

ABC na final e subidas confirmadas para a segundona

Atual campeão potiguar, o ABC também fez sua parte com louvor na Série C. Com o empate em 0 a 0 com o Figueirense, o time alvinegro confirmou a liderança no grupo C na segunda fase, além da vaga na final da terceira divisão. Os catarinenses perderam a oportunidade de retornar à Série B.

A segunda vaga da chave ficou com o Vitória. O time baiano foi dono de uma recuperação histórica. O Leão chegou a flertar com o rebaixamento para a Série D quando apostou no técnico João Burse para evitar o pior. Acabou por crescer além das expectativas até o empate com o Paysandu, que foi suficiente para o acesso graças ao resultado do Figueira.

No grupo B, a liderança ficou com o Mirassol. Apesar da presença paulista em massa ser padrão na Série B, essa será a primeira vez que o clube do interior avança para a segunda divisão. Quem o seguiu foi o Botafogo de Ribeirão Preto, já mais acostumado ao certame.

A decisão da Série C ainda não tem data divulgada, mas a chance de uma dobradinha potiguar entre os campeões nacionais é real. Ao contrário do América, no entanto, o ABC já tem um título nacional em sua coleção desde 2010, quando foi campeão justamente da terceira divisão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"