Gabriel Monteiro quis 'morador de rua em estado precário' pra vídeo, diz TV

Publicado em 03/04/2022, às 16h57
O vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro (sem partido) | Foto: Renan Olaz/CMRJ -

UOL

Em conversa com um funcionário, o vereador da cidade do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro (sem partido) pede um garoto "morador de rua" que seja "cabeludo, em estado precário, pra gente conseguir mudar a estética dele". As mensagens foram divulgadas hoje pelo portal G1.

LEIA TAMBÉM

Monteiro é investigado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro por denúncias de assédio moral, sexual e agressões físicas reveladas pela TV Globo. Ele também é acusado de manipular e forjar vídeos de suas redes sociais.

Na nova conversa, o funcionário diz a Gabriel Monteiro que marcou um compromisso com uma "família pobre". "Bom dia, Gabriel, marquei de 13h estar indo na família pobre para mandar fotos da criança pobre para a gravação que você pediu", escreveu o funcionário.

Ao que o vereador responde logo depois: "tem que ser morador de rua". O garoto. Cabeludo, em estado precário, pra gente conseguir mudar a estética dele", concluiu Gabriel Monteiro. O UOL tenta localizar a assessoria de imprensa do vereador.

Em nota ao G1, Monteiro disse que a conversa pretendia "encontrar pessoa carente a ser ajudada". "Faz parte do nosso trabalho mudar a realidade de vida de pessoas que perderam a esperança. Neste caso concreto queríamos mudar o quadro de vida de um morador de rua, dando assistência e posteriormente arranjar um trabalho pura ele. Todo gasto é custeado por mim, o emprego é conseguido por nós é toda assistência necessária para o sem-teto", escreveu a assessoria do vereador.

Ontem, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Twitter Brasil retirasse do ar um vídeo em que o vereador faz sexo com uma adolescente de 15 anos.

A juíza Claudia Leonor Jourdan Gomes Bobsin, do Cartório da 1ª Vara da Infância e da Juventude da capital fluminense, atendeu a um pedido do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) para que o material seja removido da rede social.

O Twitter Brasil estaria submetido a uma multa diária de R$ 30 mil caso descumprisse a decisão.

A Câmara de Vereadores analisa outro vídeo do parlamentar em que um funcionário de Monteiro aparece orientando uma pessoa supostamente em situação de rua a furtar a bolsa de uma mulher na capital do Rio de Janeiro. Quando o sem-teto concorda em cometer o crime, sob o pretexto de que seria pago por isso, o vereador aparece para confrontá-lo.

Nessa ocasião, ele disse, em nota, que "são experimentos sociais, um quadro difundido mundialmente em inúmeros canais na internet. Visando desconstruir pensamentos e ideias preconceituosas, propomos uma situação em que as pessoas são testadas".

O Conselho de Ética, no entanto, adiou a análise de um dos casos do vereador, que agradeceu aos colegas pela atitude. Uma nova reunião dos vereadores do grupo está marcada para a terça-feira (5).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC