Cultura

Garantido e Caprichoso: saiba a origem da disputa que encanta no Festival de Parintins

| 25/06/16 - 10h06


Embora possa parecer estranho, a polarização entre as agremiações do Boi Garantido e do Boi Caprichoso não geram briga. São muito respeitosas entre si. Inclusive, enquanto uma se apresenta no bumbódromo, a torcida da outra não pode se manifestar.

Este ano a festa está sendo transmitida pelo TNH1 TV, em parceria com o Sistema A Crítica de Rádio e Televisão. Você vai poder assistiar à maior festa folclórica do Brasil pelo celular, tablet ou computador.

Mas de onde vem essa tradição que já dura cem anos? Segundo os organizadores, ambas têm origem próximas e vêm de promessas feitas pelos seus fundadores em momentos de doenças. Após se curarem, criaram os bois de pano como maneira de agradecer as graças alcançadas.

O nome do Boi Caprichoso surgiu devido ao capricho do seu criador e fundador, o nordestino Roque Cid. A agremiação sai às ruas de Parintins desde 20 de outubro de 1913, e se concentra nos bairros de Palmares e Francesa. Suas cores são o branco e o azul, e seu boi tem uma estrela de cinco pontas na testa.

O Boi Garantido foi criado em 1913 na Baixa do São José, uma vila de pescadores. O criador da associação, o caboclo Lindolfo Monteverde, morreu em 1979. As cores típicas deste boi são o vermelho e branco, e o seu boi possui um coração na testa.

O apogeu da comemoração foi na década de 1980, quando inovações foram inseridas, tornando o festival mais renomado ampliando seu conhecimento.