Garçom quebra dedo de estátua de quase 2 mil anos em museu britânico

Publicado em 27/10/2016, às 23h08

Redação

Um garçom que trabalha no Museu Britânico, em Londres, danificou por acidente uma preciosa estátua romana de quase 2 mil anos.

LEIA TAMBÉM

Revelado só agora pelo jornal The Art Newspaper, publicação especializada no mercado de arte, o caso ocorreu em dezembro do ano passado.

O garçom era funcionário de uma empresa terceirizada e estava preparando um evento corporativo nas galerias sobre Grécia e Roma antigas.

Ele se abaixou sob a estátua da deusa do amor Vênus, uma das mais importantes do museu. Ao se levantar, ele bateu com a cabeça na mão direita da escultura, quebrando seu dedão, que caiu no chão, mas permaneceu intacto.

A estátua já foi restaurada. "Foi um incidente infeliz. A preservação da coleção é fundamentalmente importante", afirmou a instituição em um comunicado.

"Nossos especialistas conseguiram reparar a obra, e ela permaneceu em exibição. Treinamos novamente todos os indivíduos responsáveis pelo que ocorreu."

A estátua é uma cópia de um original grego do século 4 a.C.. Com 2,41 metros de altura, a nova versão foi produzida em mármore entre 1 d.C e 2 d.C..

É conhecida como Vênus de Townley, em referência ao nome do inglês Charles Townley, que a comprou para sua coleção particular após ela ser encontrada em uma escavação em Roma, em 1775.

Os descendentes de Townley a venderam em 1805 para o Museu Britânico.

Seus braços já haviam sido restaurados no século 18, mas hoje ela não conta mais com o indicador da mão direita, que foi quebrado antes da chegada à instituição londrina.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja