Garis cruzam os braços e Prefeitura diz lamentar postura de empresa

Publicado em 18/10/2021, às 16h56
Sudes ainda não sabe precisar o impacto da paralisação de garis nesta segunda-feira | Ascom Sudes -

Da Redação

Dezenas de garis da empresas Via Ambiental Engenharia e Serviços SA realizaram um protesto, nesta segunda-feira (18), para cobrar a regularização do pagamento do ticket alimentação por parte da concessionária responsável pela coleta de lixo e demais serviços de limpeza urbana na parte alta de Maceió, recusando-se a deixar a garagem da empresa, no Clima Bom. Durante a manifestação, os trabalhadores disseram não ser possível ir às ruas sem o auxílio, razão pela qual decidiram suspender os serviços. 

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Maceió e Via Ambiental travam uma queda de braço que se arrasta há quase dois anos. A empresa, cujo contrato vai até outubro de 2022, alega que o Município deve mais de R$ 17 milhões. O Município, por sua vez, alega que o débito é da gestão anterior, reportando-se, ainda, à má qualidade dos serviços prestados pela Via Ambiental para requerer, judicialmente, a rescisão do contrato.

A concessionária, no entanto, argumenta que o fato de as pendências serem da gestão anterior não desobriga a Prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) do pagamento das parcelas vencidas há mais de 300 dias. Tamanha crise, inclusive, levou os funcionários da Via Ambiental a deflagrarem greve, no início deste ano, para cobrar o pagamento de salário em atraso.

A empresa informou que o repasse dos tickets-alimentação foi regularizado ainda nesta segunda-feira. Já a Sudes, em nota, reforçou não haver pagamentos pendentes à Via Ambiental, lamentando a postura da empresa frente a seus colaboradores.Também ao TNH1, a Sudes acrescentou ainda não ser possível medir o impacto da paralisação dos garis no tocante à coleta de lixo nas áreas atendidas pela concessionária, o que deve acontecer somente nesta terça.

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

A Prefeitura de Maceió esclarece que não há pagamentos pendentes à Via Ambiental e lamenta que a empresa não venha repassando os valores aos colaboradores, que realizam trabalho fundamental para o bem estar dos maceioenses.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança