Garoto usa cartão dos pais e gasta o equivalente a R$ 23 mil em jogos na App Store

Publicado em 05/04/2017, às 11h44

Redação

Seis mil libras esterlinas, ou R$ 23.172,90. Esse foi o prejuízo que um casal de Lancashire (Inglaterra) teve ao descobrir que seu filho de apenas 11 anos de idade utilizou o cartão de crédito deles em jogos e apps. Roy Dodson, o pai, havia sincronizado a conta iTunes com seu cartão de crédito e permitido que o filho Alfie acessasse a conta. Com os privilégios, o jovenzinho fez mais de 50 compras in-app, e isso resultou em um imenso rombo no orçamento da família.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista à BBC, o casal contou: "Na primeira vez [o filho] gastou 700 libras em menos de cinco minutos Depois mais 1,1 mil libras em meia hora e o gasto só foi aumentando e aumentando dentro do mesmo jogo” — tudo com a técnica de cobrar um pequeno valor para impulsionar o progresso do usuário.

Apesar de a Apple ter se recusado a comentar publicamente o assunto, a companhia concordou em reembolsar o valor ao casal e fez questão de lembrar aos pais de crianças e adolescentes de que existe uma função de controle parental em seus aplicativos — justamente para evitar esse tipo de problema.

A mãe do garoto disse que seu filho estava autorizado somente a jogar aos finais de semana, e que, ainda assim, se assustou quando o garoto tentou justificar seus atos. De acordo com ela, o garoto disse que o jogo era tão divertido que ele simplesmente não conseguia parar, e que ele somente havia apertado o botão de "comprar" algumas poucas vezes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja