Gastronomia alagoana é finalista em prêmio nacional

Publicado em 06/05/2019, às 19h14
Reprodução/Secom Maceió -

Folhapress

Reconhecida como um dos grandes atrativos do destino Maceió, a gastronomia alagoana segue em destaque no Brasil e no mundo. Desta vez, dois chefs da cidade são finalistas no maior prêmio do segmento no país, o Melhores do Ano Prazeres da Mesa. O chef Wanderson Medeiros, do Espaço WGourmet e responsável pelo Restaurante Picuí, concorre na categoria de Melhor Banqueteiro. Já a chef Simone Bert, é uma das finalistas com o Restaurante Wanchako disputando o título na categoria de Melhor Cozinha Latino-americana.

LEIA TAMBÉM

A seleção é resultado de uma pesquisa realizada pela Revista Prazeres da Mesa em que, na primeira fase do concurso, são convidados especialistas de todo o país – entre chefs, críticos, jornalistas e estudiosos da alimentação – para indicar os favoritos em cada uma das categorias. Em seguida, é aberta a votação popular, que vai ajudar a eleger os restaurantes e chefs que ganharam destaque na temporada 2018-2019.

“Esse é o terceiro ano que meu trabalho ganha visibilidade no Prazeres da Mesa, um dos mais importantes prêmios da gastronomia nacional. Em 2012, fui premiado como Chef Revelação e no ano passado venci como Banqueteiro do Ano, a mesma categoria que fui indicado este ano. O reconhecimento é resultado de muita dedicação e trabalho”, disse Wanderson Medeiros.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, o destino Maceió ganha destaque pela vocação gastronômica, e consolida o circuito de chefs renomados e moderna infraestrutura de bares e restaurantes, como um diferencial entre os atrativos turísticos da capital alagoana.

“Sabendo que a gastronomia alagoana é o segundo motivo que mais atrai turistas para a cidade, a gente vê em uma premiação como esta mais um incentivo para o crescimento e desenvolvimento do setor. São chefs de alto nível e que trabalham a diversidade de sabores da culinária e ingredientes regionais em bares e restaurantes premiados”, comentou Galvão.

Neste ano, 176 pessoas participaram do júri do Melhores do Ano Prazeres da Mesa, para que todos os estados brasileiros estivessem representados. A partir das soma dos votos, foram eleitos cinco finalistas em cada categoria e a etapa da votação popular segue aberta até o dia 22 de maio aqui. O resultado será divulgado no dia 10 de junho, durante uma festa de premiação e publicado na edição seguinte da revista.

Gastronomia alagoana na premiação

Na última edição do evento, no ano passado, chefs de Maceió venceram três categorias do prêmio – o chef Wanderson Medeiros ganhou o título de Banqueteiro do Ano, o Akuaba, comandado pelo chef Jonatas Moreira, foi eleito o Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira e o Divina Gula, com o chef Victor Generoso, o Melhor Restaurante da Região Nordeste. O Divina Gula também ganhou destaque como a Melhor Carta de Cerveja entre os concorrentes. Já o Maria Antonieta, restaurante de cozinha italiana, levou o prêmio de excelência como Melhor Carta de Vinho.

Para a chef Simone Bert, referência em culinária peruana e ex-participante do reality-show Masterchef, a indicação foi recebida com grande entusiasmo, já o que prêmio reconhece e engrandece o que Alagoas tem de melhor.

“Depois de 23 anos de muito trabalho recebi essa notícia emocionada, com muito orgulho e amor. É a primeira vez que somos indicados ao prêmio de Melhor Culinária Latino-americana pela Prazeres da Mesa. Nos sentimos lisonjeados pela indicação e estamos na torcida para que votem no nosso restaurante”, comemorou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas