Geladeira Literária: projeto da CBTU faz chamado para doação de livros

Publicado em 22/10/2025, às 15h25
- Assessoria

Assessoria

Ler resumo da notícia

Nenhuma geladeira é bacana quando está vazia. O mesmo acontece com as Geladeiras Literárias. Elas precisam estar abastecidas para cumprir seu papel social e educacional: o de oferecer oportunidade de acesso à leitura sem burocracia para uma camada da população que não tem dinheiro para adquirir livros, um produto considerado caro para quem vive com salário mínimo. Esse perfil também é o da maioria dos passageiros de trem.

LEIA TAMBÉM

O projeto de incentivo à leitura da CBTU completa sete anos em 2025. Já disponibilizou mais de cinco mil publicações entre livros e revistas. Organizados dentro de carcaças de geladeiras, que se transformam numa estante literária, a iniciativa depende da doação de livros novos e usados, em bom estado de conservação. A população e os passageiros que frequentam as estações podem aproveitar o tempo livre para ler ou levar pra casa o que gostou, sem nenhuma burocracia.

Estoque zerado

O estoque de livros está praticamente zerado. Por esta razão, estamos precisando de mais doações para abastecer as quatro geladeiras literárias: nas estações Central, Mercado, Satuba e Fernão Velho.

“Os livros mais procurados são os infantis e romances, são justamente os que menos recebemos doações”, explica a coordenadora de Comunicação e Marketing da CBTU, Morgana Moraes.

Como doar

Qualquer pessoa ou empresa pode doar livros e revistas, literatura para adultos e crianças, incluindo revista em quadrinhos, sejam usados ou novos. Basta entregar à COMAK - Coordenação de Comunicação e Marketing, na CBTU da Estação Maceió, localizada na Rua Barão de Anadia, 121 - no Centro. O material precisa estar em boas condições de uso. Deve ser entregue de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas. Informações pelo telefone: (82) 2123-1731.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vandalismo e furto de equipamentos interrompem abastecimento de água em Riacho Doce Chuva e ventania: queda de árvore derruba muro de casa na Rua Coronel Lima Rocha Bombeiros são acionados para dois incêndios no mesmo condomínio em Maceió Furto de cabos de cobre no viaduto da PRF gera prejuízo de mais de R$ 50 mil