Gengivite atinge cerca de 90% da população mundial e é a principal causa de perda dental

Publicado em 31/08/2018, às 10h33
Sponsored -

Folha de Vitória

Segundos os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gengivite ou periodontite como também é chamada, atinge cerca de 90% da população mundial. A doença é uma das principais causas de perda dental e os sintomas mais comuns da doença são inflamação com sangramento da gengiva.

LEIA TAMBÉM

Para a cirurgiã-dentista, Maria Bernadete Depoli, a causa mais comum é a má higiene bucal, com acúmulo de placa, que é formada por restos de alimentos que ficam na boca após a mastigação e quando não eliminados com a higienização bucal, grudam nos dentes gerando as bactérias. "A doença começa com uma inflamação. Quando não tratada, ela evolui e pode resultar até na perda de dentes", comentou.

Além de manter os cuidados com a boca, a dica é passar por uma avaliação do dentista a cada seis meses. Os pacientes com diabetes devem redobrar os cuidados. "Essas pessoas têm mais dificuldade de reagir a processos inflamatórios. Por isso, o acompanhamento precisa ser ainda mais atento", completou.

Higienização Bucal

Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e usar o fio dental diariamente;

Dieta balanceada;

Não comer entre as principais refeições;

Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;

Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados