Gilberto Occchi pode voltar a presidir a Caixa Econômica Federal, por indicação de Arthur Lira

Publicado em 21/07/2023, às 07h48

Redação

Informações de Brasília dão conta que, nas negociações diretamente com o presidente Lula, vai caber ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), a indicação para presidente da Caixa Econômica Federal. E o nome preferido de Lira é o de Gilberto Occhi.

Occhi, antigo funcionário de carreira da Caixa, já presidiu a instituição durante o governo do ex-presidente Michel Temer. E foi também superintendente regional em Alagoas e em Sergipe, tendo passagens pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Distrito Federal

A reunião de Arthur Lira com o presidente Lula (PT) estava agendado para ontem e acabou confirmado para esta sexta-feira, no Palácio da Alvorada, quando serão iniciados os entendimentos para o aproveitamento, no governo federal, de indicados por partidos do Centrão – liderado por Lira – para ministérios e outros cargos de relevância.

Segundo a jornalista Carla Araújo, o sonho de Lira era o Ministério da Saúde, pela possibilidade de chegar diretamente ao prefeitos através de emendas parlamentares, além de possuir o maior orçamento dentre todos os ministérios.

Mas Lula tem reiterado que não aceita mudanças no Ministério da Saúde.

“O centrão não esconde que deseja assumir uma pasta robusta, que possa realizar bastante obras para conseguir alocar recursos e uma peça central para a escolha de Lira será isso. Nos próximos meses, o governo deve enviar o orçamento ao Congresso e pastas que tiverem as maiores verbas, serão aquelas escolhidas pelo centrão na negociação com Lula”, diz Carla Araújo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar