Gilmar Mendes é eleito presidente do TSE e analisará pedidos de cassação de Dilma

Publicado em 07/04/2016, às 11h09

Redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) escolheu o ministro Gilmar Mendes para ser o novo presidente da Corte e o ministro Luiz Fux para vice-presidente. Os dois são ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA TAMBÉM

É a segunda vez que Gilmar Mendes ocupará o cargo. A posse de ambos ocorre no dia 12 de maio e o mandato se encerra em fevereiro de 2018.

A escolha foi referendada em uma eleição realizada entre os 7 ministros do TSE: Gilmar Mendes recebeu 6 votos e Luiz Fux, 1 voto.

No comando da Corte, Gilmar Mendes estará à frente da análise das quatro ações que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer. Ele é um dos principais críticos do governo PT.

Ele também vai comandar a organização das eleições municipais deste ano e dará andamento a um recadastramento dos eleitores por biometria, com objetivo de estabelecer uma identificação única para os brasileiros.

Na sessão, se apresentou à Corte o novo vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, escolhido na segunda (4) pela Procuradoria Geral da República para representar o Ministério Público junto ao TSE.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas