TNH1 e Agência Brasil
O Brasil já definiu as atletas que representarão o país nas competições de ginástica rítmica (GR) ao longo de 2026. As alagoanas Duda Arakaki e Bárbara Galvão foram confirmadas na seleção brasileira por mais um ano.
LEIA TAMBÉM
A lista foi divulgada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) na última segunda-feira (22) e inclui ginastas que disputarão provas de conjunto e competições individuais.
A técnica da seleção brasileira adulta de ginástica rítmica de conjunto e coordenadora geral de seleções de GR, Camila Ferezin, optou por repetir o número de ginastas convocadas em 2025, ano em que a seleção brasileira de conjunto conquistou duas medalhas de prata no Mundial do Rio de Janeiro.
Nosso objetivo é manter tudo que deu certo neste ano tão vitorioso. Em 2025, conseguimos manter dois grupos trabalhando com excelência. Dessa maneira, fomos vice-campeãs mundiais com um grupo e campeãs pan-americanas com o outro.
Em agosto deste ano o conjunto brasileiro brilhou no Mundial de ginástica rítmica disputado na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Ao som de "Evidências", Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha fizeram uma grande apresentação na final da série mista (com três bolas e dois arcos) para conquistarem a medalha de prata.
Este feito foi alcançado um dia após o Brasil garantir uma inédita medalha de prata na prova geral (que tem a nota composta pela performance na série mista e na série de cinco fitas).
As atletas convocadas para a seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto são:
LEIA MAIS