Goiaba faz tão bem para o sistema imunológico quanto laranja e limão; entenda

Publicado em 13/03/2018, às 20h30

Redação

Rica em vitaminas e fibras, a goiaba é uma boa pedida em diferentes receitas. A fruta, tropical, pode ser usada no preparo de doces e até mesmo substituir o tomate na criação de molhos, graças à sua baixa acidez.

LEIA TAMBÉM

"É um alimento muito interessante. De tão rico em vitamina C, pode ter esse nutriente em maior quantidade do que a laranja e o limão, que são mais conhecidos por isso", afirma a nutróloga Ana Luísa Vilela.

A nutricionista Edvânia Soares destaca, ainda, que o bom índice de fibras da fruta ajuda a aumentar a sensação de saciedade ao comer. "É uma ótima opção para quem está fazendo dieta, porque tem valor calórico muito baixo. O indicado é consumir sempre em lanches intermediários", aconselha.

As fibras também ajudam a regular o intestino, e a especialista indica que as folhas de goiabeira, quando ingeridas como chá, costumam melhorar quadros crônicos de diarreia. "Já a fruta, quando associada ao consumo de água, também regula o trânsito intestinal", completa.

Os sucos, no entanto, não são os mais recomendados. "Como a bebida é coada, muitas dessas fibras acabam sendo perdidas, pois ficam nas sementes", afirma a nutricionista.

O conselho é consumir a fruta normalmente ou mesmo usá-la no preparo de geleias. A contraindicação desse alimento existe para quem tem diverticulite, um problema de inflamação no intestino. "As sementes podem gerar essas inflamações", afirma a nutróloga Ana.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa aprova uso de Wegovy para tratar gordura no fígado com inflamação; entenda Arroz branco ou integral? Descubra qual é o melhor para sua dieta Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes Verão em Maceió: fiscalização de alimentos é reforçada; veja como denunciar