Goiânia 'decreta' suspensão de banho durante a manhã após frio na cidade

Publicado em 19/05/2022, às 09h41
Jucimar de Sousa/Mais Goiás -

O Tempo

A queda de temperatura na região Centro-Oeste do país, onde os termômetros facilmente estacionam nos 30ºC, fez com que as autoridades tomassem medidas para ajudar a população mais acostumada ao sol forte a não sentir muito frio.

A Prefeitura de Goiânia, por exemplo, emitiu um decreto tornando o banho matinal "facultativo" enquanto o período de frio durar.

Essa foi a maneira bem-humorada que a gestão municipal encontrou, em postagens nas redes sociais, para alertar sobre a baixa temperatura, e, ao mesmo tempo, incentivar a doação de agasalhos, cobertores e calçados para serem distribuídos para a população mais vulnerável e em situação de rua.

O decreto em tom de brincadeira ainda determina a mudança do nome da cidade para "Polo Norte do Cerrado", já que a previsão de temperatura nas primeiras horas de quarta-feira (18) era de 4º C.

De acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os estados centrais deverão ter algumas das menores temperaturas do Brasil nesta quinta-feira (19).

As cidades mais frias deverão ser Brasília e Belo Horizonte, com mínimas de 5°C, seguidas de Curitiba e Goiânia, com 6°C. Os termômetros devem registrar mínimas de 7°C tanto em Cuiabá quanto em Campo Grande –esta com possibilidade de geada.

Em Cuiabá, cidade com um "sol para cada um", o assunto único tem sido a dificuldade de enfrentar o frio. Restaurantes e estabelecimentos comerciais já mudaram os cardápios, introduzindo o famoso escaldado cuiabano, com frango desfiado e ovo, e os rodízios de caldo.

Entre as criações locais de bares, está o "fondue de buteco", em que é oferecido miniburguer, palito de pastel de carne e batata frita.

Apesar disso, é muito raro ver os cuiabanos pela noite durante o frio. Nos pontos de ônibus e nas ruas da região central, é comum ver pessoas com cobertores e edredons indo para o trabalho.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário