Golpe do Diploma: Comissão de Educação ouve depoimentos de estudantes

Publicado em 22/05/2019, às 15h35
Divulgação/ALE -

Assessoria

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Assembleia Legislativa reuniu-se, extraordinariamente, na manhã desta quarta-feira, 22, para ouvir depoimentos de estudantes que foram lesados pelo chamado golpe do diploma. Só em Alagoas, estima-se que mais de 20 mil alunos tiveram seus sonhos interrompidos pela atuação fraudulenta faculdades fantasmas.

LEIA TAMBÉM

Durante o encontro, o deputado Marcelo Beltrão, presidente da Comissão na Casa, reforçou a necessidade de encontrar mecanismos que façam cessar a oferta de cursos por parte das faculdades que funcionam sem autorização do Ministério da Educação. “Vamos apurar as denúncias, buscar a reparação de danos morais e materiais dos alunos prejudicados e auxiliar aqueles que ainda desejam obter o seu diploma”, disse. 

O vice-presidente da Comissão de Educação, deputado Francisco Tenório, disse que o colegiado vai ouvir ainda mais testemunhos dos alunos e cobrar a responsabilização das entidades envolvidas. “A comissão deve acelerar os trabalhos, diante de algo tão escandaloso. Além do prejuízo financeiro, o tempo desperdiçado pelos estudantes tem valor incalculável”, sensibilizou-se. 

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Mário César Jucá, são necessárias denúncias para que o Ministério da Educação posso atuar, investigando as irregularidades. Jucá chegou ainda a propor a criação de um banco de dados e ventilou a possibilidade de uma intervenção da Polícia Federal no caso. A reunião aconteceu no auditório do Parlamento e contou com a presença do coordenador da Movimento Diploma Legal, João Catunda.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Criança de três anos morre após se afogar em piscina de residência em Tabuba Produção de Arroz tem perspectivas positivas no Baixo São Francisco alagoano Carnaval: sistema prisional terá reforço especial de segurança Contribuintes podem solicitar atendimentos da Sefaz durante o período de Carnaval