Google e GSMA recriam o antigo SMS para bater de frente com o WhatsApp

Publicado em 05/11/2016, às 00h05

Redação

O Google anunciou, no início de 2016, uma iniciativa em parceria com diversas operadoras ao redor do globo para implementar a plataforma RCS (Rich Communication Service) nas mensagens de celular, a fim de modernizar o velho serviço de mensagens de texto, conhecido também como SMS.

LEIA TAMBÉM

E nesta sexta-feira (4), o gigante anuncia que o aplicativo de mensagens padrão do Android vai ser agraciado com a novidade, ganhando suporte ao RCS. Por enquanto, apenas usuários de smartphones Nexus e que sejam clientes da operadora Sprint, nos Estados Unidos, vão contar com a novidade. Mas, se der certo, a ideia pode chegar também a outros países.

O que o RCS faz é basicamente repaginar o modelo de mensagens de texto das operadoras, tornando a conversa bem próxima do que conhecemos hoje nos aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Facebook Messenger. Aliás, além de se aproximar das plataformas gratuitas, o RCS também quer bater de frente com elas, desafiando os serviços como uma resposta das operadoras.

E demorou para que o novo padrão tomasse forma e começasse a ser amplamente divulgado: em desenvolvimento e em fase de implementação há quase uma década pelo consórcio GSMA, o RCS acabou perdendo espaço para a avalanche dos mensageiros instantâneos e sua demanda desenfreada nas lojas de aplicativos. Mas, agora, com o apoio do Google, essa retomada parece ter finalmente surtido efeito.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades