Google lança ativação por padrão contra roubo de celulares no Brasil; veja como funciona

Publicado em 10/06/2025, às 20h56
- Foto: Ilustrativa/Agência Brasil

CNN Brasil

O Google anunciou, nesta terça-feira (10), um pacote de dispositivos, com uso de inteligência artificial e ativação por padrão, que visam inibir os roubos e furtos de celulares no Brasil. O país será o primeiro lugar onde a empresa utilizará essas soluções de proteção, que já existem, mas que demandavam acionamento manual. A partir de agora, a ativação será automática.

LEIA TAMBÉM

Os recursos que passarão a ser ativados automaticamente são o Bloqueio de Detecção de Roubo e o Bloqueio Remoto. Os dispositivos estarão disponíveis em aparelhos novos ou que passarem por restauração de fábrica.

As novidades foram divulgadas no Google For Brasil, evento da empresa americana voltada para o mercado brasileiro. As medidas começam a acontecer no segundo semestre.

"A ativação de fábrica do Bloqueio Remoto torna o recurso acessível de forma mais ampla, fazendo com que essa camada de proteção auxilie as pessoas a agirem rapidamente em caso de perda ou roubo. Essa medida reforça nosso compromisso em oferecer soluções cada vez mais seguras e intuitivas", afirmou Fabrício Ferracioli, Gerente de Parcerias Técnicas de Android do Google.

Detecção de Roubo e bloqueio remoto

O Bloqueio de Detecção de Roubo usa IA do Google para detectar se alguém pega o celular da mão da vítima de maneira abrupta e foge. Quando isso acontece, a tela do celular é automaticamente bloqueada, impedindo que o ladrão acesse os dados do dispositivo.

Já o Bloqueio Remoto oferece ao usuário que teve seu dispositivo roubado um acesso facilitado a uma página (android.com/lock) que faz o bloqueio da tela do celular após o usuário inserir apenas o número do celular roubado. Durante o Carnaval deste ano, houve um volume de solicitações de bloqueio 30% maior no Brasil, em comparação com a média do ano, segundo dados do Google.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades